São mais de 400 as empresas que já receberam apoio da Associação Comercial de Braga no âmbito do serviço de apoio e aconselhamento disponibilizado pela ACB acerca das medidas de apoio às empresas criadas pelo Estado Português, no âmbito da crise epidémica de Covid-19.
Segundo o Diretor Geral da ACB, Rui Marques, “desde o início desta crise a ACB tem vindo a receber um elevado número de solicitações, maioritariamente de micro e pequenas empresas, o que levou a que fosse criado um Help Desk com o suporte técnico e legal de uma das conceituadas sociedades de advogados da península ibérica – a Antas da Cunha ECIJA – musculando, assim, a capacidade de resposta da ACB”.
Até dia 24 de abril, foram registados e concluídos 420 pedidos de apoio, dos quais 202 foram efetuados através de chamada telefónica e 218 através de email ou outros meios digitais.
As empresas dos setores do comércio e turismo (restauração e alojamento) são as que mais têm recorrido a este serviço, registando-se uma procura menos acentuada dos setores dos serviços e da indústria. A maioria das empresas está sediada no concelho de Braga, mas registam-se também pedidos de apoio de empresas oriundas dos concelhos de Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde.
As áreas que mais dúvidas suscitam estão relacionados com a Legislação Laboral e as medidas de apoio ao emprego, as medidas de flexibilização fiscal e contributiva e, por fim, as Linhas de crédito, moratórias bancárias e moratória no pagamento de rendas.
Informação disponibilizada diariamente aos associados
Para além do serviço de apoio, a ACB disponibiliza diariamente no seu site as principais notícias relacionadas com as novidades legislativas, sistemas de incentivos do Portugal 2020, informação sobre a evolução da atividade económica e outros assuntos de interesse empresarial, e procede, também, ao envio de e-newsletters aos associados destacando os
assuntos de maior relevância.
“Desde o início desta crise, já publicamos mais de 70 artigos no site e expedimos mais de 20 newsletters aos nossos associados, procurando disponibilizar a informação da forma mais rápida e simples possível aos nossos associados para que possam tomar, atempadamente, as melhores decisões”, salienta Rui Marques.
Formação disponível para empresas em regime de e-learning
Não sendo possível estimar a duração desta crise epidémica, a ACB adaptou a sua oferta formativa dirigida a empresas e profissionais para um regime de formação à distância, de forma a que as empresas possam aproveitar este difícil período de redução, suspensão ou de encerramento da sua atividade para formar as suas equipas e reorganizarem os seus processos e planos de ação futuros.
Durante os próximos quatro meses, a ACB estima envolver mais de 500 quadros de empresas
da região em ações de formação profissional.
