Amares

Emanuel Magalhães quer estabelecer uma parceria estratégica com o ISAVE

A candidatura do PSD, liderada por Emanuel Magalhães, reforçou o seu compromisso com o desenvolvimento do ISAVE – Ensino Superior de Amares. Durante uma visita à instituição, foi realçado o papel crucial que o ISAVE desempenha na região e o seu grande potencial de crescimento.

Com quase 50% dos seus estudantes provenientes do estrangeiro, o ISAVE é um motor de atração global e inovação para Amares. Para continuar a crescer, a instituição precisa de um parceiro forte no município.

Um dos projetos mais ambiciosos é o investimento de 3 milhões de euros pelo CIEIFM nas Termas de Caldelas. Este projeto transformará as termas num centro de investigação, ensino e serviços termais, seguindo o modelo de um hospital universitário, o que o tornará único no país e arredores. Para que esta iniciativa seja um sucesso, é fundamental que o município, em parceria com o Governo, crie uma agenda de desenvolvimento específica para territórios termais de baixa densidade, como Caldelas.

Emanuel Magalhães assumiu o compromisso de apoiar o crescimento do ISAVE, integrando a instituição no plano de desenvolvimento local que irá implementar.

Na visita, o candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Amares e Figueiredo, Ruben Silva, interessado em fixar os alunos na união de freguesias e no concelho, propôs a criação de um programa de habitação estudantil. A ideia visa promover uma parceria entre idosos e estudantes universitários do ISAVE, que são da área da saúde, facilitando o arrendamento de quartos e combatendo o isolamento social da população mais velha. Emanuel Magalhães apoiou a proposta, sublinhando que esta será uma das medidas a desenvolver para dar respostas na área da habitação.

Deixe um comentário