Minho

Rui Rocha propõe ligação pedonal e ciclável entre Gualtar e a Avenida Central

Em vídeo publicado nas redes sociais, o candidato à Câmara Municipal defende a recuperação do percurso histórico que abrange a Rua Nova de Santa Cruz, a Rua D. Pedro V e a Rua da São Vitor transformando-o num grande eixo pedonal, ciclável e de comércio tradicional que ligará a Universidade ao centro histórico de Braga.

De acordo com Rui Rocha, este será um projeto pioneiro de renovação urbana, devolvendo vida a ruas com uma identidade muito forte, mas que, nas últimas décadas, perderam grande parte das suas funções tradicionais para se converterem essencialmente em vias de trânsito automóvel.

Ainda de acordo com o candidato, trata-se de uma medida arrojada, mas absolutamente estruturante para a recuperação do espaço público e para a valorização da mobilidade ativa em toda esta zona da cidade.

Permitirá, nomeadamente, que muitos cidadãos encontrem aqui um percurso seguro para deslocações a pé ou de bicicleta, ao mesmo tempo que permitirá revitalizar a atividade comercial e de serviços em todo este percurso. De forma complementar, poderá ser criada uma nova linha de transporte público, em veículos elétricos de dimensão reduzida, dedicada especificamente a este eixo de comunicação.

Para Rui Rocha, um elemento essencial, que reforçará o impacto e a relevância desta medida, será a criação de uma solução de continuidade entre a Rua Nova de Santa Cruz e a Rua Dom Pedro V. Esta é uma intervenção determinante para mitigar a fratura urbana provocada pela Avenida Padre Júlio Fragata, que hoje se constitui como uma barreira significativa à mobilidade pedonal e ciclável entre duas partes da cidade.

Deixe um comentário