Os candidatos autárquicos do Bloco de Esquerda visitaram a Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela.
A equipa liderada pela Doutora Manuela Barreto Nunes desenvolve um notável trabalho cultural nas Bibliotecas Municipais de Vila Verde e da Vila de Prado. “A Biblioteca, enquanto espaço ao serviço da população, apoia o desenvolvimento de maior literacia e contacto com a informação e o conhecimento, combatendo dessa forma a desinformação. Desenvolve ainda diversas atividades culturais que apostam em artistas e autores locais, mas também em artistas de fora que vêm enriquecer o conhecimento social, político e cultural dos vilaverdenses. As tradições e o sentimento de pertença podem dessa forma ser melhor compreendidos e desenvolvidos”.
“Ainda assim salientam-se as dificuldades em levar os projetos desenvolvidos a toda a população, não só devido à dispersão do território mas também à falta de transportes públicos municipais, o que impossibilita o seu usufruto pelas populações com menos recursos e mais envelhecida, por exemplo”.
Os dias e horários de funcionamento – a Biblioteca está encerrada todo o fim-de-semana – também condiciona o usufruto e apropriação dos munícipes deste imprescindível serviço.
Os candidatos do Bloco de Esquerda lamentam que a programação cultural em Vila Verde seja “muito pouco consistente e não dê as respostas adequadas e suficientes à população”, que tem de procurar atividades em municípios vizinhos, sendo especialmente criticável que “os investimentos milionários realizados na antiga escola primária de Vila Verde e na Adega Cultural não reúnam as condições para serem rentabilizados com atividade regular. É necessário cuidar do património existente e a política cultural não pode cingir-se à construção de elefantes brancos que não são colocados ao serviço da educação, do desenvolvimento e da fruição dos vilaverdenses”.
