“Porque o crescimento, desenvolvimento económico e competitividade do concelho se fazem com captação de mais investimentos que trarão mais emprego, mais oportunidades e maior riqueza”, o candidato do PSD à câmara municipal de Amares, Emanuel Magalhães, tem como grande ação estratégica criar um novo parque empresarial, “um investimento «numa área a designar e com todas as infraestruturas e condições para o seu crescimento e desenvolvimento”.
O candidato realça, contudo, que “há ainda algum trabalho (e investimento) a realizar na melhoria e valorização das zonas empresarias/industriais existentes, tornando-os mais competitivos”.
Todo este processo, será acompanhado da criação de incentivos a novos investimentos, com isenção de taxas e processos de licenciamento mais rápidos; apoio técnico na elaboração de candidaturas comunitárias; apoio à realização de estágios profissionais e à contratação de estagiários;
Gastronomia e vinhos
Amares tem, hoje, uma marca “profunda distintiva”, a sua gastronomia e vinhos. Emanuel Magalhães assinala “a excelência gastronómica e a qualidade única e invejável dos nossos vinhos”, devem, por isso, estar presentes “em todas as nossas ações promocionais externas”, pelo que incentivará e apoiará «a certificação e promoção da gastronomia e vitivinicultura locais». E investir na promoção dos produtos endógenos, numa visão global de promoção turística do concelho.
Neste domínio, “o meu executivo vai continuar a apoiar a construção do campo de golfe e, consequentemente, realizar um estudo para uma nova ponte sobre o Rio Cávado, ligação à Variante do Cávado”.
Baixa densidade
Todos os processos mencionados entroncam numa «exigência ‘até que a voz me doa’» de classificar todo o território concelhio de Baixa Densidade.
No seu programa eleitoral, a candidatura do PSD assinala também a importância de «manter um apoio constante e incentivo à valorização das áreas de comércio local, “com melhores espaços urbanos, maior atratividade das áreas de comércio e promoção de campanhas ‘compre no comércio local’”, além de estramos atentos ao conjunto de candidaturas a fundos nacionais e europeus da digitalização comercial, valorização e qualificação”.
Não esquece a relevância de criar espaços de coworking em freguesias estratégicas. “Os amarenses percebem que pensamos um programa de investimentos integrado, integrador e ambicioso, o melhor para colocar Amares no patamar de desenvolvimento que os amarenses ambicionam. Não vamos falhar, vamos colocar Amares numa nova dimensão!”, compromete-se.
