Minho

Pedro Arezes eleito o 10.º reitor da história da Universidade do Minho

O novo reitor tem 53 anos e foi candidato único, sucedendo a Rui Vieira de Castro, que ocupou o cargo nos últimos oito anos.

Pedro Arezes foi presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho entre 2019 e 2025, tendo sido também diretor nacional do Programa MIT Portugal durante quase uma década.

É licenciado em Engenharia de Produção e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela UMinho, onde desenvolveu a sua carreira académica desde 1995.

Coordenou mais de 50 projetos de investigação nacionais e internacionais e publicou mais de 150 artigos científicos nas áreas da ergonomia, fatores humanos e segurança.

O programa de ação que apresentou assenta em três vetores de ação: valorização e inclusão; inovação e modernização; autonomia, simplificação e transparência.

Algumas propostas concretas são a criação de uma ligação rápida e sustentável entre os campi de Gualtar e Azurém e a implementação de um plano de mobilidade universitária, que preveja zonas de exclusão parcial do automóvel, criação de ciclovias internas e incentivo ao transporte coletivo.

O novo reitor quer ainda apoiar a concretização do projeto de construção da sede da Associação Académica e assegurar a participação dos estudantes no acompanhamento do projeto das novas residências.

Propõe também a criação de projetos-piloto de habitação universitária colaborativa em articulação com as Câmaras Municipais de Braga e Guimarães, que complementem os projetos de residências em curso.

No total, são mais de 100 páginas e 175 ações a desenvolver ao longo do mandato, que se prolonga até 2029.

Pedro Arezes vai ter como vice-reitores João Cardoso Rosas (Cultura, Inclusão e Responsabilidade Social), Cristina Dias (Educação e Organização Académica), António Salgado (Investigação e Política Científica), Nuno Castro (Modernização Institucional).

Juntam-se os pró-reitores Sandra Dias Fernandes (Cooperação Internacional), Raul Fangueiro (Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Conhecimento), Carlos Videira (Participação Universitária e Ligação ao Território), Lígia Rodrigues (Pessoas, Planeamento e Qualidade) e Tiago Miranda (Sustentabilidade e Infraestruturas Físicas).

A tomada de posse está prevista para 03 de dezembro.

Os anteriores reitores da UMinho foram Carlos Lloyd Braga, Joaquim Barbosa Romero, Lúcio Craveiro da Silva, João de Deus Pinheiro, Sérgio Machado dos Santos, Licínio Chainho Pereira, António Guimarães Rodrigues, António M. Cunha e Rui Vieira de Castro.

A UMinho tem 21 mil alunos (11% são estrangeiros) em mais de 200 cursos nas suas 12 escolas e institutos em Braga e Guimarães.

Produz um décimo da ciência do país e tem cerca de 500 projetos I&D em curso, com quase 3.000 investigadores e professores.

Deixe um comentário