Estudantes e professoras de Erasmus em Vila Verde
Vila Verde recebeu, durante esta semana, dois grupos de estudantes e professores, um vindo da República Checa e Turquia, acompanhados de alguns alunos e respetivos professores do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, e um outro vindo da Turquia, Polónia, Grécia e Espanha, acompanhados por dois professores do Agrupamento de Escolas de Vila Verde.
Grupo participa em projeto de “Empreendedorismo Verde” no Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva
Os jovens visitantes encontram-se a participar no projeto europeu “Green Thinking Enterpreneur youth for world” (Empreendedorismo verde), no âmbito do Erasmus +, que tem como objetivo principal implementar medidas de desenvolvimento sustentável.
Grupo participa em projeto de Robótica no Agrupamento de Escolas de Vila Verde
No âmbito do Projeto Erasmus+ “Robocode Workshop of Young Inventors is Designing the Future”, foi, também, recebido um grupo de cerca de 30 alunos e professores da Turquia, Polónia, Grécia e Espanha, acompanhados por dois professores do Agrupamento de Escolas de Vila Verde.
Receção de boas-vindas no Município de Vila Verde
Nas duas sessões de boas-vindas aos referidos grupos, a vereadora Júlia Fernandes deu a conhecer aos jovens estudantes e aos professores as potencialidades culturais, turísticas e económicas do concelho e todo o processo que envolveu a criação da marca Namorar Portugal, “um dos melhores exemplos da junção do empreendedorismo e da criatividade com a tradição, neste caso os motivos dos Lenços de Namorados que inspiram mais de 60 empresas a produzir produtos que conciliam a tradição com a modernidade e a contemporaneidade”.
A autarca referiu ainda que “o município tem vindo a desenvolver políticas educativas de desenvolvimento empresarial, de promoção das tradições e de fixação de população” e lembrou os investimento do município na área da educação que “em transportes escolares e refeições são gastos mais de dois milhões de euros por ano sendo a verba da educação cerca de 35% do orçamento global do município”.
Além destes grupos, foram ainda recebidas duas professoras da Catalunha, integrantes do projeto Job Shadowing, que estão no concelho de Vila Verde em período de observação.