Coronavírus ameaça tornar-se pandemia mundial
O surto de infeções do Coronavírus está em vias de se tornar uma pandemia a nível mundial. A preocupação é assumida por especialistas e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que decidiu declarar o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional.
O nível de risco para a saúde pública foi hoje aumentado pela OMS para “muito elevado” e os países europeus decidiram avançar com o agravamento de medidas restritivas de mobilização e concentração de pessoas, com o objetivo de combater a propagação do vírus.
O surto de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e tem vindo a causar infeções respiratórias por todo o mundo, com sucessão de casos de mortes, sobretudo em pessoas mais debilitadas. O vírus já causou pelo menos 94.344 infetados, dos quais morreram 3.222, segundo os números divulgados esta tarde. O número de recuperados está nos 51 316.
Em Portugal, foram confirmados oficialmente, até agora, cinco casos de contaminação de Covi-19, dos quais quatro casos são do Norte do país.
O caso português mais recente é de um homem de 44 anos que veio de Itália e está internado no Hospital de São João, no Porto. Segundo informação da Direção Geral de Saúde, a situação clínica deste paciente “está estável”.
Itália é, de longe, o país da Europa mais fustigado pela epidemia Covid-19 e o governo italiano decidiu hoje fechar todas as escolas e universidades até 15 de março.
Para travar a propagação da epidemia, vários países europeus estão a tomar medidas como quarentenas, intervenção militar e requisição de camas hospitalares.
Portugal impõe ainda restrições à estadia e mobilidade de crianças, jovens ou adultos provenientes de zonas de transmissão ativa, mas há recomendações que estão a ser seguidas para que pessoas vindas de países e zonas de risco permaneçam sob quarentena ou evitem contactos com terceiros durante um período de 14 dias. Em algumas escolas, alunos que tenham efetuado viagens de estudo ao estrangeiro estão em casa pelo mesmo período, por razões de segurança.
Febre, tosse, dores musculares e de cabeça e dificuldades respiratórias são os sintomas apontados da infeção pelo novo coronavírus, que provoca a doença designada por Covid-19.