Covid-19: epidemia alastra

Há eventos anulados e edifícios fechados. Mas contaminados subiram em Portugal de 41 para 59. Países europeus tentam travar propagação, com medidas drásticas.

Continua a alastrar a epidemia provocada pelo Covid-19. Portugal tem já 59 pessoas infetadas com o novo coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico publicado pela Direção-Geral de Saúde, às 12h00 desta quarta-feira (11 de março). São mais 18 casos em relação aos 41 que tinham sido confirmados até ao final de terça-feira.

Os números continuam a subir, apesar de todas as medidas preventivas, algumas drásticas – como a anulação de eventos públicos e encerramento de edifícios públicos, escolas, universidades, bibliotecas e museus, a par de eventos desportivos sem público.

A edição deste ano da Agro-Feira Internacional de Agricultura em Braga foi cancelada, tal como as procissões e concertos da Semana Santa. A manter-se a atual evolução da epidemia, é expectável que medidas preventivas drásticas venham igualmente a ser tomadas paras as celebrações da Páscoa.

As informações sobre a evolução da epidemia do Covid-19 podem ser acompanhadas em https://www.dgs.pt/corona-virus.aspx

Encerramentos no Vale do Homem

Em Amares, Terras de Bouro e Vila Verde, foram já encerrados vários edifícios públicos. Jogos dos campeonatos distritais estão suspensos.

Amares cancelou mesmo as feiras semanais à quarta-feira (hoje e na próxima semana), para além do encerramento da piscina municipal e ações e eventos públicos na biblioteca.

Em Terras de Bouro, estão encerrados (pelo menos até ao próximo dia 25) o complexo da Piscina Municipal, incluindo o ginásio, e a piscina do Centro de Animação Termal da vila do Gerês. Também no Núcleo Museológico de Campo do Gerês não são permitidas visitas guiadas em grupo.

Vila Verde suspendeu as atividades do programa Seniores Ativos, assim como visitas de grupos aos espaços afetos ao município: Casa do Conhecimento, Bibliotecas, Aliança Artesanal.

Epidemia global

O número de pessoas infetadas desde dezembro pelo novo coronavírus em todo o mundo aumentou esta quarta-feira para 118.554, das quais morreram 4.281. São dados do balanço feito esta manhã pela agência noticiosa France-Presse (AFP), que indica ainda 110 países com registos de contaminações. Na noite de terça-feira e madrugada de hoje, há 1214 novas contaminações e 30 novas mortes.

A China, onde a epidemia eclodiu em dezembro último, contabiliza 80.778 casos, dos quais 3.158 mortes. Nas últimas 12 horas teve 24 novos casos.

Noutras partes do mundo, foram registados 37.776 casos e 1.123 mortes.

Na Europa o número de pessoas infetadas com o novo coronavírus continua a aumentar de forma galopante. Segundo números do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), no continente europeu há já mais de 18 mil casos.

Itália vive a situação mais grave, com mais de 10.000 casos ((10.149 casos, 631 mortes). Em França há quase 1.800 e Espanha ultrapassa os 2000 casos, 1024 deles em Madrid. Espanha regista já 47 mortes, 31 deles em Madrid.

Na lista dos países mais afetados, depois da China e da Itália, surgem Irão (3042 casos, 291 mortes) a Coreia do Sul (7755 casos, dos quais 242 são novos, 242 mortes) e França (1784 casos, dos quais 178 novos, e 33 mortes).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *