Agere implementa medidas para ajudar comércio e empresas
Para fazer face aos constrangimentos económicos que a pandemia do Covid-19 vai provocar nos agentes económicos locais, a Agere decidiu avançar com um conjunto de medidas para ajudar a minizar esses impactos.
A Agere decidiu, relativamente aos clientes de comércio e serviços, isentar a taxa de disponibilidade de água e saneamento. Decidiu ainda isentar a totalidade da componente fixa do tarifário de resíduos urbanos aplicável a todos os estabelecimentos comerciais, cuja tipologia se cifre numa área de até 200 m2, bem como a redução em 25% desta mesma componente para estabelecimentos com tipologia de área superior a 200m2.
“As referidas isenções só se aplicarão aos estabelecimentos que encerrem a sua atividade neste período”, refere a empresa municipal em comunicado.
A Agere decidiu também implementar medidas que visam minorar os impactos financeiros, desta permanência “forçada” em casa.
“Assim, no sentido de os clientes domésticos não serem prejudicados pelo, mais do que provável, aumento do consumo de água, a Agere irá reescalonar, em termos de tarifário, esse consumo adicional”.
E explica: “a medida baseia-se assim em faturar esse excedente, quando comparado com consumo médio do último ano, ao valor unitário correspondente ao escalão máximo atingido num mês de consumo normal. O impacto desta medida pode chegar a um desconto de cerca de 40% do valor no consumo da água”.
Quer as isenções para o comércio, quer estes descontos para os munícipes em geral, serão de acesso automático, e que se irão consubstanciar através de créditos futuros.
A Agere irá enviar aos seus clientes, “toda a informação necessária, tendo em vista as referidas medidas, pelo que apelamos para que não sejam, no imediato, subcarregados os nossos canais de contatos, com pedidos de informação sobre as mesmas, implicando atrasos nos atendimentos de outras questões urgentes”
Cortes suspensos
Em paralelo a estas medidas a Agere decidiu suspender temporariamente a realização de cortes de água a clientes com faturas em dívida. Para os restantes, e de forma a evitar que mais famílias entrem em situação deincumprimento perante eventuais dificuldades financeiras em resultado dapandemia, irá flexibilizar os pagamentos, sempre que seja manifestada essa necessidade.