AtualidadeDestaqueVILA VERDE

Município de Vila Verde tem no terreno programa de apoio aos idosos e pessoas mais vulneráveis

Para fazer face aos impactos da pandemia provocada pelo Covid-19, o Município de Vila Verde tem em ação no terreno um programa específico de apoio aos idosos e pessoas mais vulneráveis, assegurando monitorização e acompanhamento de âmbito médico e social, num processo que envolve diferentes entidades e instituições em todo o concelho.

“Ninguém pode ser deixado de lado, sobretudo neste momento excecional de dificuldade e superação que todos enfrentamos. Estaremos atentos a todas as situações e atuaremos no sentido de minimizar os impactos que esta crise sem precedentes vai provocar na vida das famílias e de todos os vilaverdenses”, assume a vereadora Júlia Fernandes, responsável pelo programa da ação social do Município.

A Rede Social, as instituições de solidariedade social, Centro de Saúde, GNR e Juntas de Freguesia e Centro de Saúde, assim como empresas privadas, estão a participar no plano de assistência, que responde também a necessidades de famílias carenciadas e de profissionais de saúde que estão na linha da frente do combate à propagação do Covid-19.

Os serviços de ação social do município mantêm disponibilidade permanente, através de atendimento telefónico (pelos números 253 323 002 / 926 288 134) para apoiar “os mais idosos e todos aqueles que precisem de apoio” devido a situações relacionadas com o impacto da luta contra a pandemia.

É também garantida a entrega das prescrições médicas aos idosos e aos doentes crónicos. Numa ação da Rede Social em articulação com todas as IPSS, as Juntas de Freguesia e Centro de Saúde. O objetivo, como indica Júlia Fernandes, é “impedir que estas pessoas mais vulneráveis saiam das suas casas e, assim, tenham acesso aos medicamentos que necessitam sem ter de se deslocarem aos centros de saúde”.

A autarca destaca ainda a intervenção das juntas de freguesia no concelho, que estão a desenvolver estratégias e planos de ação no terreno para apoio aos idosos e a quem mais precisa.

“Juntos vamos conseguir superar!”, salienta Júlia Fernandes, reiterando o apelo ao cumprimento das medidas proteção individual e de contenção e isolamento social contra a propagação do Covid-19.

Relativamente aos idosos que vivem isolados e que se encontram sem retaguarda familiar, nem de vizinhança, verifica-se um acompanhamento específico pelas técnicas da Cruz Vermelha (do Centro Comunitário de Prado), com telefonemas diários para perceber as suas necessidades e fazer chegar tudo o que precisam. São 119 idosos que se encontram sinalizados e estão integrados no Programa Idade Maior, sendo também acompanhados no âmbito deste projeto pela GNR.

No âmbito do Projeto Seniores Ativos, cerca de 500 idosos, além de um conjunto de atividades físicas para se manterem ativos e saudáveis em casa, estão também a ser acompanhados pelos professores afetos ao projeto e que estão disponíveis telefonicamente para fazer a ponte entre as suas necessidades e os serviços de ação social.

Neste programa de ação social, o Município de Vila Verde mantém uma atenção especial a todas as famílias sinalizadas e que possam estar a passar por maiores dificuldades disponibilizando cabazes de alimentos, num trabalho desenvolvido em articulação com as Juntas de Freguesia e outros parceiros sociais.

Apoio a profissionais de saúde

Os profissionais de saúde que, devido ao trabalho extraordinário por causa da luta contra o novo coronavírus, precisem de passar a noite fora de casa têm disponíveis cinco quartos na Casa da Torre, em Soutelo. Júlia Fernandes agradece a generosidade e o apoio solidário da unidade hoteleira, que prontamente correspondeu à solicitação do Município.

No concelho de Vila Verde, os profissionais de saúde e outros setores que estão na primeira linha de combate ao Covid-19 dispõem de três estabelecimentos escolares para colhimento dos filhos: EB 2 e 3 de Vila Verde (Agrupamento de Escolas de Vila Verde), EB 2 e 3 de Moure (Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva) e EB n° 1 de Prado (Agrupamento de Escolas de Prado).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *