DestaqueVILA VERDE

CPCJ de Vila Verde lança Calendário dos Afetos para fortalecer os laços entre pais e filhos em tempos de pandemia

Abril é o mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Um problema grave que une várias instituições na campanha de alerta para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda são sujeitos.

A CPCJ de Vila Verde em parceria com o Município de Vila Verde e, com o intuito de proporcionar nesta quarentena situações que favoreçam a expressão dos afetos e sentimentos, entre pais e filhos, e motivando ainda para o exercício de uma parentalidade positiva, assinala o mês internacional da prevenção dos maus tratos, com o lançamento de um Calendário dos Afetos. Trata-se de um calendário mensal, que prevê para cada dia uma sugestão de tarefa a ser realizada pelos pais com o(s) seu(s) filho(s).

“O confinamento que estamos a vivenciar, para tentar reduzir a propagação da Covid-19, tem alterado drasticamente as nossas rotinas. Mas, o ficar em casa e em família, pode ter, afinal, algo positivo”, diz a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, em comunicado, acrescentando que “deste resguardo, exercício exigente para muitos, em que cerca de 2 milhões de crianças portuguesas ficam em casa, podemos tirar partido”.

“Inúmeros especialistas, da área infantojuvenil, relatam que laços fortes e duradouros são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos filhos. Crianças que têm vínculos fortes com os pais possuem maior capacidade de aprendizagem, relacionam-se melhor com os outros e têm maior probabilidade de aprender a regular as próprias emoções”, finaliza o comunicado.

Movimento Laço Azul

A título de curiosidade, o“Movimento Laço Azul” nasceu em 1989, na Virgínia, Estados Unidos. Este movimento conta a história de Bonnie W. Finney que tomou a iniciativa de colocar uma fita azul na antena do seu carro, de modo demonstrar a sua dor face aos acontecimentos trágicos de que tinham sido vítimas os seus netos.As crianças tinham sido maltratadas pela mãe (filha de Bonnie) e pelo namorado e o azul representava as nódoas negras espalhadas pelos pequenos e delicados corpos. Uma das crianças terá morrido vítimas das agressões. Rapidamente, o movimento ganhou dimensão mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *