Câmara de Vila Verde isenta consumidores em 50% na água e saneamento
A Câmara de Vila Verde vai isentar todos os consumidores domésticos em 50% na fatura da água, saneamento e lixo nos meses de abril, maio e junho. A medida aprovada, em reunião de executivo, incluiu ainda um conjunto de medidas de apoio para o comércio, indústria, serviços e lares.
Da reunião ordinária realizada por videoconferência destaque ainda para a aprovação do procedimento concursal de 4 milhões de euros que vai permitir requalificar as principais estradas municipais.
O presidente da Câmara, António Vilela, afirmou que “as forças e energias de todos devem estar concentradas na luta contra esta pandemia do COVID-19. Contudo, é importante também continuar a lançar sementes para continuarmos a melhorar a qualidade de vida dos vilaverdenses. A aprovação deste concurso vai permitir avançarmos com a requalificação das principais vias de comunicação municipais”.
“Após um avultado investimento em infraestruturas básicas, como água e saneamento, urge agora realizar uma intervenção com a repavimentação das estradas mais movimentadas do concelho e assim melhorar a mobilidade dos vilaverdenses”.
Entrega de cabazes alimentares, apoio psicológico, entrega de prescrições e medicamentos, apoio permanente aos idosos isolados, isenção total da fatura de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos aos lares e IPSS, assim como aos consumidores não domésticos, e distribuição de equipamento de proteção individual aos profissionais de saúde, são alguns dos exemplos das medidas já em vigor adotadas pelo município no combate ao COVID-19.
António Vilela afinca “o Município de Vila Verde tem inúmeras medidas de apoio implementadas para minimizar os efeitos desta pandemia no tecido empresarial concelhio e no seio das famílias vilaverdenses. Como venho afirmando, estas medidas não são estáticas e podem sofrer alterações à medida da evolução desta pandemia. O município não está nem vai poupar esforços na luta a esta epidemia. Assim, hoje decidimos de forma unânime alargar a isenção de 50% da fatura de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, nos meses de abril a junho, a todos os consumidores domésticos vilaverdenses”.
O edil realça “esta é uma medida solidária com as famílias, mas também racionalmente correta com meio ambiente. Não podemos esquecer a pegada verde que todos devemos implantar e apelo, por isso, aos vilaverdenses que usem a água pública, este bem tão fundamental, para as necessidades básicas do seu dia à dia”.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, no âmbito do combate ao COVID-19, por último, declara “durante uma crise epidemiológica como a que estamos a viver, muitas são as pessoas e agregados familiares que, pelos mais variados motivos, solicitam apoio ao Município de Vila Verde. Este é um trabalho sensível, muitas vezes invisível que os nossos(as) colaboradores(as) destacados estão a realizar de uma forma peremptória, merecendo que lhes faça este reconhecimento público. Ajudar quem mais precisa é um dom, mas realizá-lo em tempos de pandemia é sem dúvida para verdadeiros(as) guerreiros(as). Obrigado”.
E como se faz, se as faturas vem na totalidade??