Arcebispo de Braga pede aos padres doação de um salário para ajudar quem mais precisa
O arcebispo de Braga pediu aos sacerdotes que contribuam para o Fundo Social Diocesano com o equivalente a um ordenado, para ajudar os mais carenciados e aqueles que virão a sofrer com a crise decorrente da pandemia da covid-19.
Em mensagem dirigida aos sacerdotes, Jorge Ortiga sublinha que a Igreja “não se pode ficar pelo mero exigir às pessoas” e que será necessário “encontrar soluções que, de um modo novo e totalmente diferente, garantam a sustentabilidade de todas as instâncias da arquidiocese”.
Para o arcebispo de Braga, é altura de retirar “lições a partir do que nos é dado a viver”.
Por isso, e para poder ajudar pessoas com fome, desempregados e os empregados e trabalhadores dos centros sociais que virão a ter dificuldades por causa da nova situação económica, Jorge Ortiga pede a cada sacerdote que disponibilize um salário para aquele fundo social.
O “Fundo Partilhar com Esperança” foi criado em 2010, por ocasião da crise económica de então, e tem como objetivos contribuir para a solução dos problemas sociais da arquidiocese e cooperar no aprofundamento e atualização da ação social da Igreja na Arquidiocese de Braga.