DestaqueVILA VERDE

Câmara de Vila Verde paga testes à Covid-19 a todos os lares do concelho

A Câmara de Vila Verde decidiu avançar com a realização de testes não homologados para despiste ao Covid-19 nos funcionários de todos os lares de idosos do concelho. Sem repostas do governo e da Direção Geral da Saúde, o Município optou por assumir diretamente o pagamento de todos os testes, incluindo na Misericórdia, onde vão ser feitas as análises.

“É uma opção preventiva”, como sublinha o presidente da Câmara, António Vilela, na luta contra a propagação do vírus, em defesa dos profissionais e para salvaguardar a proteção dos idosos.

Estão já a ser efetuados testes a cerca de 500 funcionários dos lares do concelho, numa operação que envolve os Bombeiros de Vila Verde e uma enfermeira do Centro Social Vale do Homem – a quem cabe orientar a recolha de amostras, que são depois analisadas pelos serviços de saúde da Misericórdia.

António Vilela reconhece que nem os testes nem o laboratório são homologados, mas “são testes fiáveis, dão garantias e segurança” da existência ou não da doença. O autarca volta a criticar o papel do poder central. “Não há testes oficiais… nós estamos disponíveis para criar um local para a sua realização e para os pagar, mas o Governo não dá resposta”, lamentou.

Daí, António Vilela ter considerado um “mal menor” o recurso a testes não homologados, mas impõe-se “dar prioridade à defesa da saúde e da vida”, numa situação em que estão em causa “os nossos idosos, o seu bem-estar e a sua segurança”.

Os testes, primeiramente, vão ser realizados aos funcionários que vão agora entrar ao serviço. “Como sabemos, as direcções dos lares criaram equipas que vão rodando de 15 em 15 dias. As primeiras equipas estão a acabar o seu trabalho por esta altura e vão entrar outras equipas que estiveram até agora em quarentena. É a estes que vão entrar que estamos a fazer testes, incluindo, serológicos para saber se estão ou não imunes, por exemplo”.

Cerca de 500 pessoas

Segundo o autarca, estão identificados 489 funcionários a trabalhar nos lares do concelho e todos eles serão testados, podendo haver algum que o faça mais do que uma vez. “Se o Governo, entretanto, disponibilizar testes homologados, faremos a substituição pelos atuais”.

A recolha de amostras já está a decorrer e conta com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde no transporte e entrega dos testes no laboratório a funcionar na Misericórdia, assim como do Centro Social do Vale do Homem que disponibiliza os serviços da enfermeira, responsável pela recolha junto dos funcionários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *