DestaqueVILA VERDE

110 famílias apoiadas com bens alimentares pelo Serviço de Ação Social do Município de Vila Verde

110 famílias, num total de 252 pessoas foram apoiadas pelo Serviço de Ação Social do Município de Vila Verde, nestas últimas três semanas, com a entrega de bens alimentares, tendo em conta o número de elementos da família e o número de menores.

“O Serviço de Ação Social do Município de Vila Verde está a fazer um trabalho permanente de acompanhamento de famílias e pessoas em situação de carência e necessidade, reforçando toda a sua atividade desde o início do Estado de Emergência devido à pandemia Covid-19”, refere a Vereadora da Ação Social, Júlia Fernandes.

Neste período, o serviço assegurou a entrega de receitas médicas e medicamentos a pessoas idosas e doentes crónicos, numa ação desenvolvida em articulação com os Serviços de Saúde e os Presidentes de Junta do concelho.

“No âmbito desta operação, foram já entregues aos idosos centenas de receitas médicas, tendo os Presidentes de Junta um papel fundamental em fazer chegar às casas destas pessoas as receitas e, em caso de necessidade, os medicamentos de que precisam. Quando as pessoas não têm recursos necessários e sejam comprovadamente carenciadas, o município assegura a compra dos medicamentos”, refere a Vereadora.

Foram, ainda, atendidos e acompanhados 474 casos de pedidos de ajuda através da linha telefónica de apoio social, “criada com o objetivo de responder de forma célere e permanente às pessoas em situação de qualquer necessidade, como aquisição de alimentos e medicamentos, articulação com os serviços de saúde e apoio médico e psicológico”.

Através desta linha de apoio social (telefónica) em funcionamento permanente, foi possível compensar e superar situações de limitação ou incapacidade da linha Saúde 24, centros de saúde e Segurança Social, que em virtude do aumento do volume de chamadas não conseguiam atender a todas as tentativas de contacto.

O balanço dá ainda conta do acompanhamento de todos os idosos isolados integrados no Projeto Idade Maior (idosos sem retaguarda familiar e sem redes de vizinhança), numa ação concertada com as técnicas da Cruz Vermelha (Centro Comunitário de Prado) e a GNR; da monitorização dos Seniores Ativos (cerca de 500) através da intervenção dos professores de Educação Física integrados no Projeto que os acompanham e lhes fornecem exercícios para se manterem saudáveis e fisicamente ativos; do contacto com todas as IPSS do concelho e entrega material de proteção individual (máscaras, luvas e gel desinfetante) a estas instituições de solidariedade social, assim como ao Centro de Saúde e aos Bombeiros Voluntários.

O Serviço de Ação Social participou com o Banco Alimentar contra a Fome de Braga numa iniciativa integrada no plano de contingência, para a recolha e posterior entrega de fruta às IPSS’s e assegurou os contactos para a disponibilização de alojamentos locais para o acolhimento de profissionais essenciais e de possíveis casos que necessitem de isolamento e não possam regressar a casa, numa ação em articulação com a técnica da saúde.

Papel dos Agrupamentos de Escolas

Neste trabalho conjunto de solidariedade e ação social perante os efeitos da pandemia Covid-19 na população, acresce ainda que os agrupamentos de escolas do concelho garantem acolhimento, em caso de necessidade, aos filhos de funcionários de saúde e outras profissões mobilizadas para o combate à pandemia e o Agrupamento de Escolas de Vila Verde tem centralizado na EB 2 e 3 de Vila Verde o refeitório referência para as refeições aos alunos de Escalão A, estando neste momento a ser fornecidas seis refeições diárias a crianças de famílias referenciadas.

“Este é um momento particularmente difícil, em que só um trabalho de rede e de conjugação de esforços nos permite chegar a todos e não deixar ninguém para trás. O trabalho dos Presidentes de Junta é fundamental neste acompanhamento de proximidade e de atenção permanente a quem mais precisa. Têm sido inexcedíveis e não têm poupado esforços para que todos sejam acompanhados em permanência”.

“As IPSS’s têm desenvolvido um trabalho extraordinário com os nossos idosos, acautelando todas as suas necessidades e protegendo-os deste inimigo invisível. Criaram as ‘equipas espelho’ fazendo com que cada equipa permaneça na instituição 14 dias seguidos para assim melhor proteger todos aqueles que apresentam maiores fragilidades, os nossos idosos”.

“Saliento ainda o contributo da Casa do Conhecimento, que está a produzir viseiras, tendo já entregue 20 unidades aos Bombeiros Voluntários de Vila Verde para assim contribuir para uma melhor proteção na defesa das populações que servem” referiu a vereadora da Ação Social do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *