Equipa de funcionários do Acolhimento Sénior, em Prado, é ´rendida’ vinte dias depois de dedicação exclusiva aos idosos
O Acolhimento Sénior, na Vila de Prado, um lar residencial para os mais idosos, é mais uma instituição do concelho que optou por criar equipas de funcionários que, rotativamente, ‘vivem’ durante um período de tempo no próprio lar. O primeiro grupo esteve 20 dias a trabalhar ininterruptamente na instituição e foi ‘rendido’ por um novo grupo que esteve em quarentena durante o mesmo período de tempo.
Antes de entrar, o chamado ‘grupo espelho’ foi testado à Covid-19 e submetido a testes serológicos para perceber se há ou não pessoas assintomáticas (isto é, que podem ter a doença e não ter sintomas, sendo, por isso, um foco ‘silencioso’ de disseminação da doença). Esta é uma iniciativa patrocinada pela Câmara de Vila Verde, com o apoio dos Bombeiros Voluntários e de uma enfermeira.
A política seguida pelo Acolhimento Sénior e por outras instituições de apoio a idosos do concelho, como Freiriz, Escariz, Moure, Vale do Homem ou Ribeira do Neiva, de criar equipas para trabalharem em permanência durante um período de tempo, rodando findo esse tempo, tem, para já, se revelado como certeira.