Câmara de Braga vai remover cerca de 130 árvores na cidade e prevê plantar 400
A Câmara de Braga vai remover cerca de 130 árvores na cidade, que apresentam diversas patologias e que podem constituir perigo para a população, e prevê plantar outras 400 até ao final do ano, anunciou a autarquia.
Do trabalho de identificação e monitorização, que teve como parceiro especialista a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), foi “produzido um relatório pormenorizado onde se identificam as principais perturbações e os riscos de queda de árvores”, assinala a comunicação da autarquia liderada pelo social-democrata Ricardo Rio.
“Ao longo dos últimos meses, verificaram-se diversas patologias no conjunto arbóreo da cidade, entre elas várias fissuras de ramos estruturais e diversas podridões ativas que são irreversíveis, colocando em causa a estabilidade estrutural das árvores e com consequente risco de queda”, lê-se ainda na publicação do município.
A primeira fase da intervenção de remoção teve início em março, “no conjunto arbóreo localizado nas traseiras do edifício do Pópulo”, e prossegue no “Largo do Monte de Arcos, onde serão intervencionadas três árvores”, avançado depois para a “Avenida 31 de Janeiro, Campo das Carvalheiras, Parque da Ponte, Avenida Central, zona da Rua Prof. Machado Vilela e a Rua do Cantinho dos Carvalhos, num total de aproximadamente 130 árvores”, elencou a autarquia.