AtualidadeDestaqueVILA VERDE

Conduta de saneamento na Loureira, em Vila Verde, revolta populares e Junta local

A colocação de uma conduta de saneamento na ponte sobre o Rio Homem, junto à praia fluvial, na freguesia da Loureira, está a revoltar a população e a Junta local. A conduta terá sido colocada ontem pelo Município de Amares.

Foto: TH

A obra está inserida na empreitada de ligação do saneamento do concelho de Amares ao sistema intermunicipal localizado em Cabanelas.

Contactado pelo ‘Terras do Homem’, o Presidente da Junta da Loureira diz que “não foi tido nem achado” sobre a obra: “não temos conhecimento de nada”. Pedro Dias é muito crítico com o que se está a passar: “é um dos monumentos mais importantes da Freguesia, está no nosso brasão e é um dos nossos símbolos”, por isso, pede responsabilidades.

O autarca não entende “como houve um arquiteto que se lembrou de passar uma conduta por ali” e espera que a Câmara Municipal tome medidas: “se a Câmara também não foi tida nem achada então deve-se cancelar imediatamente a obra”.

Pedro Dias estranha o ‘timing’ da obra, “numa altura em que todos os esforços estão concentrados no combate ao Covid-19” e lembra outra empreitada feita na zona do rio, “em plena época alta que estragou o rio todo”.

A colocação da conduta (da obra da Câmara de Amares e não da empresa ‘Águas do Norte, como inicialmente divulgado) ainda não está terminada mas os estragos no local são visíveis, como árvores partidas.

Foto: TH

Fonte do município de Vila Verde reconhece, ao ‘Terras do Homem’, que “a conduta está demasiado exposta”. O Município de Vila Verde terá sido surpreendido pela construção naquele local e já encetou contactos com município vizinho de Amares para avaliar a situação.

A ponte não está classificada pela Direcção Geral do Património mas faz parte da lista de interesse arqueológico e arquitetónico do Município de Vila Verde.

Notícia atualizada às 10:22 com declarações do Presidente da Junta

4 thoughts on “Conduta de saneamento na Loureira, em Vila Verde, revolta populares e Junta local

  • Como é que é feito um “trabalho” destes sem darem conhecimento às entidades da Junta de Freguesia da Loureira e custa-me a crer que o Município tenha autorizado!!
    Errar todos erramos, mas há erros que não podemos aceitar e a Loureira não pode aceitar isto! Estou convicta que o bom senso prevalecerá e serão tomadas as devidas medidas.

    Resposta
  • antónio pinheiro

    Fico feliz por saber que não estou só na luta contra este flagelo que nos aturmenta.

    Resposta
  • Pingback: Municípios de Vila Verde e Amares encontram solução para coletor de saneamento na ponte da Loureira | Terras do Homem

  • Maria Virgínia Mateus

    Quando achamos que já vimos tudo, enganamonos redondamente. Senhores projetistas onde têm a cabeça talvez no lugar dos pés, sabem a cabeça foi feita para pensar, não haveria outra solução? O mais comodo e mais barato? Pois e a estética e o patrimônio onde ficam? Debaixo do tapete!! Tenham algum discernimento e corrigiram tal mamarracho, ou será que nos população teremos que nos unir e corrigimos nos mesmo????
    Eng. Virgínia Mateus.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *