Junta de Soutelo lança serviço de apoio a idosos, doentes crónicos e pessoas com incapacidade
O presidente da Junta de Freguesia de Soutelo, Filipe Silva, avança que a autarquia vai disponibilizar, a partir da próxima segunda-feira, 27 de abril, um serviço gratuito de apoio às famílias, direcionado principalmente para os idosos, doentes crónicos e pessoas isoladas ou com incapacidade.
A medida visa apoiar os cidadãos impossibilitados de sair de casa em virtude das restrições decorrentes do combate à pandemia de Covid-19. Entre os serviços disponíveis figuram a recolha e entrega de mercearia no comércio local; levantamento prescrições médicas e medicação na farmácia; recolha e envio de correspondência urgente; recolha e tramitação de documentação urgente.
Para ter acesso ao serviço os interessados podem contactar o número da linha de apoio 968 962 899, que funciona de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 12h00. Além desta linha, a JF Soutelo terá também uma equipa no terreno para contactar a população mais vulnerável e responder às suas necessidades, de forma a mitigar a necessidade de deslocações e possíveis contágios.
No entanto, se assim o desejarem, os soutelenses podem contactar diretamente as mercearias disponíveis e efetuar as respetivas encomendas. Depois, a JF Soutelo efetua o levantamento e a entrega dos bens em segurança no domicílio. O pagamento é efetuado no ato de entrega.
O momento de intervir
“A Junta de Freguesia de Soutelo está atenta às necessidades da franja mais vulnerável da população desde o primeiro momento, mantendo um papel de acompanhamento e sinalização que permitiu averiguar que os canais de proximidade estavam a garantir a resposta necessária”, refere o presidente, Filipe Silva, em comunicado.
“Com a perspetiva de aligeiramento das medidas impostas estado de emergência nacional, o regresso gradual de alguns setores laborais e o retomar da atividade letiva à distância (exige acompanhamento parental), prevê-se que a disponibilidade das pessoas diminua e esses canais se estreitem. Esta é a altura de a autarquia soutelense garantir à população em situação de vulnerabilidade um apoio que ainda vai ser necessário bem para lá do fim do estado de emergência”.