Nova investigação revela segredos da “Rapariga com o Brinco de Pérola”

Uma nova investigação revelou detalhes até então desconhecidos sobre o quadro “Rapariga com o Brinco de Pérola”, datado do ano de 1665, da autoria do pintor holandês Johannes Vermeer.

A “Rapariga com o Brinco de Pérola” é uma obra, de 1665, da autoria do pintor holandês Johannes Vermeer. O quadro é mundialmente famoso e é muitas vezes referido como “a Mona Lisa holandesa”. Uma nova investigação científica revelou detalhes desconhecidos até ao momento.

“Os resultados do projeto de investigação ‘The Girl in the Spotlight’, que utilizou técnicas não invasivas de imagem e digitalização, microscopia digital e análise de amostras de tinta, oferecem uma visão muito mais ‘pessoal’ da pintura do que se pensava anteriormente”, anunciou o museu Mauritshuis, em Haia, onde está localizado o quadro.

A análise revelou a presença de pequenas pestanas ao redor dos olhos da jovem retratada, invisíveis a olho nu. Além disso, segundo o Russia Today, os investigadores notaram a existência de uma cortina verde no fundo aparentemente vazio da pintura, que acabou por desaparecer e ficar preto com o passar dos séculos.

Estudos anteriores sugeriam que o facto de a jovem não ter pestanas significava que Vermeer estava a pintar uma pessoa abstrata e não uma pessoa em concreto. No entanto, com esta descoberta, os investigadores concluem que, de facto, o artista holandês estava a ver e pintar uma pessoa real.

A investigação também concluiu que Vermeer fez algumas alterações na pintura, alterando, por exemplo, a posição da orelha, a parte superior do lenço e a nuca.

Apesar das intrigantes revelações, os investigadores não respondem à pergunta para um milhão de euros: quem era a jovem?

“A jovem ainda não revelou o segredo da sua identidade, mas conhecemos-la um pouco melhor”, disse a diretora do museu, Martine Gosselink. “Este não é o ponto final da nossa investigação”.

ZAP //

Partilhar esta notícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *