DestaqueTERRAS DE BOURO

Câmara de Terras de Bouro requalifica reservatórios de água para consumo

A câmara municipal de Terras de Bouro iniciou a manutenção e impermeabilização de reservatórios que apresentam várias lacunas em termos de higiene e segurança, cujo betão está em avançado estado de degradação e com muitas fissuras, o que provoca grandes perdas de água.

Está também a preceder ao reforço do armazenamento de água, cuja proteção das tubagens de entrada e saída dos reservatórios estavam deficitárias e cujos sistemas de ventilação dos depósitos de água tinham de sofrer melhorias.

Assim, já estão concluídas as intervenções/impermeabilizações de 20 reservatórios em Carvalheira (Paredes, Assento e Infesta), na Balança (Barral, Carrezedo, Mesquita, S. Pantaleão, Casal, Água Levada), na Ribeira (reservatório velho), em Moimenta (Cavacadouro e Paço), em Chamoim e Vilar (Colado e Sequeirós), em Valdosende (Assento, Chamadouro e Paradela), em Gondoriz (Moinho do Ferreiro), em Cibões (Cutelo) em Rio Caldo (Outeiro) e em Souto (Foz e Devesa).

De igual modo, já está adjudicada e prestes a arrancar a intervenção de reservatórios em Cibões e Brufe (reservatório de Brufe, Vergaço, Cabenco, Gilbarbedo de Baixo, Parreirinha, Lama), em Covide (Freitas), em Chorense (Aldeia), em Gondoriz (Grela e Cabaninhas), em Moimenta (Cavacadouro e Pesqueiras), na Ribeira (Gogide), em Rio Caldo (S. Bento, Coutinho, Parada, Matavacas), em Chamoim e Vilar (Costa, Cruzes, Travassos), em Valdosende e em Vilar da Veiga (Ermida). São mais 22 reservatórios que brevemente serão requalificados e impermeabilizados, melhorando, ainda mais, a qualidade do serviço prestado.

Em comunicado, a autarquia explica que “tem melhorado os ramais de água e saneamento com a substituição e renovação de várias condutas em diversas freguesias do concelho, bem como a instalação de novos depósitos de abastecimento de água e a colocação e reparação de estações elevatórias”.

A curto prazo, está prevista a vedação das captações de água destinadas ao abastecimento público que, para cumprimento do Decreto-Lei nº. 382 de 1999, “obriga a delimitação de perímetros de proteção das referidas captações. No sentido de cumprir com uma obrigação que há muito já deveria ter sido acautelada, a câmara municipal tem em marcha uma intervenção de larga escala com vista à delimitação das 131 captações de água do concelho”.

A Câmara Municipal de Terras de Bouro está consciente que “muito ainda está por fazer no que diz respeito ao abastecimento de água e saneamento. No entanto, fica o nosso compromisso de continuar a intervir na rede pública de água e saneamento para garantir uma maior qualidade do serviço prestado aos terrabourenses”.

“Assegurar a qualidade da água para consumo humano constitui um objetivo primordial nas sociedades atuais, dada a sua importância para a saúde e a necessidade de salvaguardar e promover a sua utilização racional e sustentada”, refere ainda a autarquia.

A melhoria da rede de abastecimento de água reveste-se “de grande importância para o desenvolvimento e para a modernização do nosso território, contribuindo com grandes melhorias no que diz respeito à qualidade ambiental. No seguimento das recomendações da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), já comunicadas previamente à população, que obrigava os municípios a refletir os custos da exploração da água, saneamento e resíduos sólidos urbanos na fatura cobrada aos cidadãos, o atual Executivo da Câmara Municipal de Terras de Bouro, assumiu, desde logo, a resolução dos problemas existente há longa data, bem como a melhoria da rede de abastecimento de água e saneamento”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *