NACIONAL

45 milhões de euros de investimento permitiram ao cluster do mobiliário aumentar 32% as exportações

O cluster do mobiliário e afins integra alguns dos setores históricos da economia nacional, como o mobiliário, colchoaria, decoração, tapeçaria e iluminação. Nos últimos anos, estas indústrias reinventaram a sua imagem e posicionamento externo, através de uma estratégia de promoção internacional liderada pela APIMA.

Ancorada em cinco Projetos Conjuntos de Internacionalização, este plano, desenvolvido em torno da participação em feiras internacionais e da realização de missões empresariais (no estrangeiro e inversas), constitui-se como uma montra privilegiada para as empresas portuguesas promoverem a qualidade da produção nacional, assente no know-how de décadas de experiência, mas também na introdução de novos fatores de diferenciação, como o design e a customização.

No total, foram já mais de 500 as empresas que participaram nos 109 eventos realizados, com um investimento total de cerca de 45 milhões de euros, comparticipados em cerca de 50% pela APIMA, AICEP e PORTUGAL 2020.

A trajetória contínua de crescimento do cluster comprova o sucesso destas ações, que culminaram num valor recorde de exportações, em 2019. No ano passado, as vendas ao estrangeiro atingiram os 1,83 mil milhões de euros, em oposição aos 1,39 mil milhões gerados em 2014, o que representa um crescimento de 32%. Uma subida assente na consolidação nos dois principais mercados, francês (34%) e espanhol (25%), mas também na penetração em novos mercados, como o alemão e o americano.

Gualter Morgado, Diretor Executivo da APIMA, destaca o facto de «as empresas nacionais se terem afirmado com base na qualidade dos produtos, na inovação e no design, e não no fator preço». Simultaneamente, muitas empresas portuguesas apostaram na personalização e na customização dos produtos, permitindo que «este crescimento assente não só na consolidação das grandes indústrias, mas também no aumento do número de empresas exportadoras», explica.

As restrições à concentração de pessoas, em virtude da pandemia da COVID-19, provocarão necessárias alterações ao modelo de feiras e missões empresariais. Gualter Morgado anuncia que a associação «está já a definir com a AICEP e demais entidades novos formatos e canais de promoção internacional, com um forte enfoque na tecnologia e no digital».

No âmbito da aceleração dos pagamentos relativos ao PORTUGAL 2020, anunciada pelo Governo em resposta ao impacto da pandemia da COVID-19, a APIMA distribuirá, nas próximas semanas, cerca de 2 milhões de euros de incentivos relativos a dois projetos conjuntos de internacionalização. Este valor será distribuído por mais de 200 empresas, e inclui também o adiantamento das despesas realizadas nas feiras de janeiro e fevereiro deste ano. No total, a APIMA, em parceria com a AICEP e o COMPETE 2020, já apoiou a internacionalização das empresas do cluster em cerca de 15 milhões de euros.

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