Criado desinfetante capaz de manter superfícies livres de vírus “durante meses”

Cientistas da Universidade de Hong Kong desenvolveram um revestimento antiviral protetor que, segundo estes especialistas, pode manter superfícies livres de vírus, como o que causa a Covid-19, e bactérias durante três meses.

Os cientistas acreditam que este revestimento desinfetante, batizado de MAP-1, pode oferecer uma proteção “significativa” contra o vírus que provoca a Covid-19 (SARS-CoV-2), bem como outras bactérias e vírus, conta a Reuters.

A agência noticiosa frisa que este produto não foi desenvolvido por causa da pandemia de Covid-19, estando antes a ser desenvolvido há de dez anos. Contudo, importa frisar, este produto não foi ainda testado para o vírus que causa a Covid-19.

Após testes clínicos bem sucedidos, o MAP-1 estará disponível para venda comercial em Hong Kong já a partir do próximo mês de maio. Estes mesmo produto, detalha o portal Futurism, foi já utilizado para revestir habitações de pessoas com rendimentos baixos na cidade, visando evitar futuras infeções de Covid-19.

“Sinto que [este produto] fortaleceu a nossa proteção contra o vírus“, disse um dos moradores à agência, comentando a iniciativa.

Os investigadores disseram que várias escolas, centros comerciais e instalações desportivas na cidade já adotaram o uso do produto.

Contudo, o produto em causa é caro. Um revestimento numa escola custa 20.000 dólares de Hong Kong (2.380 euros) a 50 mil dólares da mesma moeda (5.900) euros, dependendo da área pulverizada. Devido ao seu preço, o MAP-1 deverá ser utilizado em escolas, hospitais, empresas e grandes superfícies, ficando afastado do uso doméstico.

A empresa pretende, no futuro, criar versões para uso domiciliário, devendo estes produtos, de 50 a 200 ml, custar entre 70 a 250 dólares de Hong Kong (8 a 30 euros).

Para já, o MAP-1 pode ser uma ferramenta útil para desinfetar grandes áreas.

ZAP //

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *