Feiras e mercados de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde com reaberturas muito diferentes
Três concelhos, três realidades diferentes no que à reabertura de feiras e mercados diz respeito. Em Vila Verde, a competência está entregue às Juntas de Freguesias; já em Amares e Terras de Bouro são as autarquias que decidem sobre esta matéria.
Começando por Vila Verde, as quatro juntas com feiras reuniram-se e definiram um calendário para que a atividade retome uma certa ‘normalidade’. A primeira a entrar em funcionamento será a feira de Vila Verde, já no próximo sábado. O presidente da junta, José Luís Faria, confirmou ao ‘Terras do Homem’ que apenas se poderão vender bens alimentares neste recomeço. “Se não houver retrocesso nas medidas de confinamento e o governo tomar a decisão, os feirantes de todos os outros produtos poderão retomar a sua atividade de sábado a quinze”.
Em Soutelo, a feira do Alívio recomeça no próximo domingo e como explicou o presidente da Junta, Filipe Silva, em comunicado, também só com a venda de bens alimentares: “a feira semanal do Alívio regressa a ‘meio gás’, uma vez que, para já, serão comercializados apenas produtos alimentares. Os feirantes estarão devidamente protegidos, com máscara e viseira. Recomenda-se a quem for fazer compras que também utilize máscara, de modo a garantir a segurança de todos”.
Já na Vila de Prado, a feira recomeça na terça-feira dia 12 também só com produtos agroalimentares. Albano Bastos também espera por decisões do Governo para alargar a feira aos restantes feirantes: “esperamos que a 26 deste mês, a feira possa estar a funcionar com normalidade, dentro de todas as recomendações da DGS”.
César Cerqueira, presidente da Junta de Pico de Regalados, Gondiães e Mós confirmou a reabertura da feira quinzenal no dia 16 de maio, “só para produtos alimentares. Quine dias depois já poderemos ter os outros feirantes desde que o Governo e a DGS deem autorização para isso”.
Amares
Em Amares, continuará a não haver feira semanal. No entanto, o presidente da Câmara revelou ao ‘Terras do Homem’ que o Mercado Municipal vai reabrir na próxima quarta-feira. “Será só para bens alimentares e iremos avaliar depois, em função das condições existentes, se alargamos a outros lojistas”.
Recorde-se que o concelho já tinha às quartas e sábados um mercado de produtos locais, só de pequenos agricultores do concelho, que “está a ser um sucesso”. Quanto à feira “só voltará quando houver luz verde do poder central”.
Terras de Bouro
O presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, revelou ao ‘Terras do Homem’ que “não há um prazo” para o regresso da feira concelhia. “É uma feira essencialmente de produtos não alimentares e, portanto, não faz sentido recomeçar”. O autarca recorda que, no concelho, os bens alimentares são vendidos, sobretudo, ao nível do pequeno comércio que “está aberto e a funcionar”.