Misericórdia de Vila Verde esclarece que não tem 49 infetados mas apenas um
A Misericórdia de Vila Verde veio a terreiro esclarecer as recentes notícias que davam conta da existência de 49 infetados na instituição. “As dúvidas fundamentadas” da instituição sobre o número de infetados levaram à realização de uma contra-análise que veio revelar que afinal só há um infetado.
Os segundos exames realizados ao covid-19 em 70 colaboradores da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, apenas 1 resultou positivo, corrigindo assim os resultados dos primeiros testes realizados que tinham dado como infetados 49 colaboradores na instituição.
O elevado número de resultados positivos foi reconhecido como anormal e levou a Misericórdia a avançar para a realização de novos testes. Neste período, todos os casos dados como positivos passaram para isolamento social e a instituição procedeu à substituição das equipas por precaução.
A situação resultou numa semana de enorme preocupação e apreensão entre todos os colaboradores e utentes da Misericórdia, que agora se veio dissipar, face à correção dos resultados dos testes.
A elevada taxa de infeções detetada nos primeiros testes levantou de imediato suspeitas sobre os resultados, desconhecendo-se se o erro esteve na recolha das amostras ou nos próprios teses.
Num comunicado publicado nas redes sociais, a Santa Casa da Misericórdia explica que “face ao trabalho desenvolvido, medidas implementadas, de acordo com o preconizado, bem como aos resultados estatisticamente improváveis, a Instituição decidiu assumir teste PCR, em laboratório externo, qualificado e de âmbito nacional/ mundial, para efeito de contra-análise, a todos os profissionais testados a 04 de maio, bem como a outros”.
Segundo a instituição dos 70 testes realizados, resultaram 1 positivo e 69 negativos. “Do nosso universo, de 650 colaboradores temos apenas 1 positivo. De 300 doentes/utentes internos, 1 positivo vindo de hospital público, isto com o nosso hospital com atendimento de mais de 1000 doentes diariamente”.
Em relação ao universo médico, em 120 médicos não há conhecimento de nenhum infetado.
“Ainda na sequência deste episódio, foram rastreados pelo INEM os 44 utentes internados nas unidades, dos quais só um testou positivo (já era conhecido). Congratulámo-nos com estes resultados que traduzem uma recuperação de dois doentes anteriormente COVID positivos. No total já temos 3 doentes recuperados. Presentemente, todos eles se encontram estáveis”, refere ainda.
O próximo passo também já está definido e passa por, “junto das entidades competentes, confirmar e validar os novos dados relativos à nossa instituição tendo em conta os constrangimentos provocados não só para a Misericórdia de Vila Verde, erário público, famílias, bem como para os dados epidemiológicos Regionais e Nacionais”.