DestaqueTERRAS DE BOURO

Trabalhos de sinalização dos caminhos de peregrinação a S. Bento da Porta Aberta já começaram

O Município de Terras de Bouro associou-se a diversas instituições no sentido de promover os caminhos de peregrinação ao S. Bento da Porta Aberta. O objetivo da autarquia “é valorizar não só um recurso do turismo religioso, mas também destacar a vertente cultural e ambiental do território”, como explica em comunicado.

A valorização dos Caminhos de S. Bento da Porta Aberta e a segurança dos romeiros que se deslocam ao Santuário, elevado a Basílica em março de 2015 e sendo um local de culto com uma importância religiosa e turística, recebendo, por ano, mais de 600 mil turistas e peregrinos, oriundos dos quatro cantos do mundo, levou as comunidades intermunicipais do Cávado e Ave a apresentarem uma candidatura conjunta no âmbito do Programa Regional Norte 2020.

A candidatura tem como entidades parceiras o Arciprestado de Braga, a Irmandade de S. Bento da Porta Aberta, a Região de Turismo Porto Norte e a Guarda Nacional Republicana – Comando Territorial de Braga. Este projeto foi desenvolvido em estreita colaboração com os seis municípios do Cávado e com a Irmandade de São Bento da Porta Aberta.

O plano está em fase de implementação em cada município, nomeadamente, no que diz respeito à colocação de sinalética para apoiar os peregrinos. A câmara municipal irá, nos próximos dias, avançar com a sinalização das várias vias concelhias de acesso ao Santuário que irão conectar-se aos troços sinalizados pelos concelhos vizinhos.

A implementação está assente na definição de um caminho principal que unisse o território do Cávado, com origem em Esposende até São Bento da Porta Aberta com cerca de 70 km e 3 trajetos variantes, num total de cerca de 120 km de caminhos.

Assim, os Caminhos de Peregrinação a São Bento da Porta Aberta têm como especial enfoque a criação de uma rede de caminhos, com o objetivo de sinalizar, limpar, desobstruir, assegurar passagens sobre linhas de água e promover a comunicação dos caminhos em segurança.

De igual modo, foi planeada a realização de ações que procuraram estudar o valor histórico e cultural do caminho e qualificar a rede de caminhos de São Bento, quer ao nível da sinalização e da informação, quer nos aspetos do conforto e da segurança para os utilizadores. Foram também desenvolvidas ações de sensibilização e promoção da segurança dos peregrinos e caminhantes do Caminho de São Bento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *