Igreja polaca ‘escondia’ a cápsula do tempo mais antiga da Europa

Uma torre de uma igreja localizada na cidade de Ziebice, na Polónia, “escondia” a cápsula do tempo mais antiga de toda a Europa.

A notícia é avançada pelo diário britânico Daily Mail, que cita a imprensa polaca.

A cápsula foi descoberta juntamente com outros objetos antigos durante trabalhos de restauração levados a cabo na igreja, que foi construída entre 1796 e 1797.

À época, a cidade chamava-se Münsterberg e fazia parte do reino da Prússia.

Entre os objetos encontrados estava um livro religioso, fotografias e um jornal de há 120 anos, que terão sido colocados na torre durante a reforma realizada no edifício para marcar o centenário da igreja, conta o jornal britânico.

A descoberta mais valiosa foi encontrada no interior de uma pequena lata de cobre onde estavam documentos escritos em alemão e moedas datadas do final do século XVIII.

No documento em causa constam os nomes das pessoas que participaram na construção da igreja, bom como daquelas que a financiaram.

As autoridades polacas locais decidiram colocar cópias dos documentos e dos outros objetos encontrados numa outra “cápsula” na torre, enquanto os originais estão a ser restaurados para depois serem colocados em exibição num museu.

A cápsula do tempo mais antiga do mundo remonta a 1795 e foi descoberta em meados 2014, escondida atrás de uma pintura no estado norte-americano de Massachusetts. A cápsula agora encontrada neste igreja polaca é a mais antiga da Europa e a segunda mais antiga já encontrada em todo o mundo.

ZAP//

Partilhar esta notícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *