Um dos gatos mais pequenos do mundo “chilreia” como um pássaro

É conhecido por ser o “gato mais pequeno das Américas”. Agora, graças ao projeto Photo Ark, da National Geographic, também já sabemos como soa.

O gato-chileno (Leopardus guigna) é conhecido por ser o gato mais pequeno do continente americano e pode ser encontrado nas florestas temperadas do Chile e da Argentina.

Recentemente, como conta o site Live Science, esta espécie rara juntou-se às 10 mil já fotografadas para o projeto Photo Ark, uma base de dados da National Geographic para celebrar a biodiversidade animal.

Para além das fotografias de Joel Sartore, a sessão fotográfica produziu também aquela que será a primeira gravação conhecida da “voz” deste felino que, curiosamente, se assemelha ao chilrear de um pássaro.Segundo o site IFLScience, o espécime fotografado pertence à Fauna Andina, uma reserva de vida selvagem e centro de reabilitação no Chile.

De acordo com a Animal Diversity Web, base de dados mantida pelo Museu de Zoologia da Universidade do Michigan, o gato-chileno pesa entre dois e três quilos e tem até 52 centímetros de comprimento. Tem garras e patas grandes, o que o ajuda a subir às árvores.

A Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) coloca as duas subespécies conhecidas da Leopardus guigna no grupo das vulneráveis à extinção, em grande parte por causa da redução do seu habitat.

ZAP //

Partilhar esta notícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *