Conselho Local de Ação Social reuniu em Terras de Bouro
A reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Terras de Bouro realizou-se no salão nobre do Município.
Na parte inicial da sessão, o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Tibo, abriu a reunião e saudou os parceiros, agradecendo igualmente a sua presença. Seguidamente a Vereadora, Ana Araújo, agradeceu também a presença dos parceiros e de Fernando Viana, Diretor Executivo do CIAB e a oportunidade para divulgação do CIAB nesta reunião do CLAS.
Seguiu-se a apresentação do Projeto “Cuidar de Quem Cuida” (CASTIIS) por Ana Catarina Reis, cuja missão é promover respostas de apoio especializado aos cuidadores informais e tem como principal objetivo a capacitação das redes sociais locais para a intervenção junto dos cuidadores informais, a partir da mobilização dos recursos já existentes na comunidade. Neste âmbito, Liliana Machado informou o plenário que a câmara municipal fez esta articulação com a CASTIIS, tendo em vista a replicação do projeto no município.
A exposição dos Projetos “CHEGA +” e “ENVOLVER” (SOPRO-Solidariedade e Promoção) foi o assunto seguinte a cargo de Joana Miranda, em representação da SOPRO, que, sendo distintos, se complementam e têm como objetivo intervir na prevenção e acompanhamento de casos relacionados com a problemática da violência doméstica e de género.
Depois teve lugar a apresentação do Relatório de Execução Anual de 2019 do Projeto CLDS-4Geira, pela Coordenadora do CLDS 4Geira, Grace Kelly Oliveira, referindo-se ao período compreendido entre os dias 02 e 31 de dezembro de 2019 e elencadas as atividades desenvolvidas. O Presidente da Câmara Municipal aproveitou este ponto para agradecer a todas as entidades concelhias o apoio prestado à população nesta situação de pandemia.
Seguiu-se a análise e votação de novos Pareceres Técnicos sobre os pedidos apresentados pelos Centros Sociais de Cibões e Chorense, no âmbito da candidatura apresentada ao Aviso NORTE-42-2018-15|Investimentos em Equipamentos Sociais.
Por último, o Presidente da Câmara Municipal informou o plenário sobre o apoio que está a ser prestado à população mais vulnerável neste período de pandemia provocado pela COVID-19, nomeadamente, ao nível do apoio alimentar.