DestaqueMinho

Estações meteorológicas automáticas localizadas em Amares, Terras de Bouro e Vila Verde já fornecem dados

Inserido na Estratégia Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Cávado, a Comunidade Intermunicipal do Cávado, em conjunto com os seis Municípios do Cávado, implementaram uma rede de monitorização – Sistema de Aquisição e Monitorização das Vulnerabilidades da NUT III Cávado às Alterações Climáticas, medida financiada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos – PO SEUR (Fundo de Coesão).

Atendendo a projeções para o território do Cávado que apontam para um aumento da temperatura média anual, em especial das máximas, uma subida do nível médio da água do mar, uma diminuição da precipitação média anual e um aumento dos fenómenos extremos, como medida pioneira de adaptação do território do Cávado às alterações climáticas foi implementado o Sistema de Aquisição e Monitorização das Vulnerabilidades da NUT III Cávado às Alterações Climáticas.

Seis estações meteorológicas

Este sistema é composto por seis estações meteorológicas automáticas, formadas por um conjunto de sensores específicos, distribuídas pelos seis Municípios do Cávado, com o objetivo de promover a adaptação e resiliências das populações ao fenómeno das alterações climáticas.

Pretende-se melhorar a qualidade de informação meteorológica disponível na NUTIII Cávado e fomentar a partilha de dados entre Entidades de referência, como o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera a APA – Agencia Portuguesa do Ambiente, permitindo a melhoria da qualidade das previsões para o território e ainda potenciar as ações de sensibilização e educação ambiental nas comunidades locais e escolares.

Todo o sistema foi implementado em estreita colaboração com o IPMA, tendo sido celebrado um protocolo cooperação entre as partes para partilha de dados.

Leituras de 10 em 10 minutos

O sistema está já em pleno funcionamento e permite adquirir e comunicar, em tempo real, para uma plataforma de visualização e análise de dados, com leituras de 10 em 10 minutos, sob gestão da CIM Cávado e à qual os municípios deste território têm acesso total.

Atendendo aos objetivos definidos e à dimensão dos dados do sistema, é ainda objetivo da CIM Cávado disponibilizar no seu site institucional os dados do sistema para consulta, assim como a disponibilização e partilha da base de dados a possíveis interessados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *