DestaqueTERRAS DE BOURO

Taxa de acesso já a ser praticada na Mata de Albergaria

A taxa de acesso à Mata da Albergaria já começou a ser praticada desde o primeiro dia desde mês de junho. São 01,50 euros para circular entre a Bouça da Mó e as Portelas do Homem e de Leonte, em São João do Campo, com o acesso à fronteira com Lóbios, para já encerrada.

O pagamento entre 01 de junho e 30 de setembro aplica-se todos os anos, desde 2007. A Mata de Albergaria constituiu, não só um dos bosques mais representativos de carvalhais galaico-portugueses de Quercus robur e Quercus pyrenaica, como incluiu um peculiar e rico troço da Via Nova, a Via Romana XVIII, mais conhecida por Geira/Jeira.

O governo explica que “a forte pressão humana, sobretudo no período estival, constitui um dos seus principais fatores de ameaça”, informando que “o excesso de circulação de veículos motorizados representa um dos principais focos de perturbação”, instituiu a taxa de um euro e meio, aplicada todos os dias, entre as 11h00 e as 18h00, de 01 de junho a 30 de setembro.

“As medidas passam pela sustentabilidade da gestão dos recursos naturais, sujeitando a sua utilização ao pagamento da taxa de acesso, segundo o princípio do utilizador-pagador”, havendo regras muito precisas quanto à sua passagem e ao usufruto e não estacionamento.

Estão isentos da taxa de acesso, os condutores que sejam residentes ou naturais do concelho de Terras de Bouro, mediante a apresentação de um bilhete de identidade ou cartão de cidadão comprovativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *