DestaqueVILA VERDE

Município de Vila Verde reduz, em 6 anos, cerca de 50% da dívida total

O Município de Vila Verde encerrou as contas de 2019 com taxas de execução de 87% de execução da receita e 83% da despesa. A par destes indicadores, em 2019, o Município de Vila Verde reduz 2 milhões de euros a sua dívida total.

Os números estão vertidos no documento da Prestação de Contas de 2019, analisado e votado na reunião do Executivo Municipal desta quinta-feira, e dão conta que a arrecadação de receita que ascendeu a 31.344.799 euros e uma despesa total de 29.800.569 euros, o que corresponde a taxas de execução de 87% e 83%.

“Os princípios de equilíbrio orçamental foram amplamente cumpridos, tendo a receita corrente suplantado a despesa corrente em cerca de 3,8 milhões de euros, o que se traduziu numa poupança corrente que possibilitou o financiamento das despesas de capital”, refere ainda o documento.

Por outro lado, a receita corrente cobrada bruta, que deve ser, pelo menos, igual à despesa corrente acrescida das amortizações de empréstimos de médio e longo prazo, permitiu um excedente superior a 1,7 milhões de euros.

Redução da dívida global

O Município, “além de cumprir, na íntegra, os limites do endividamento legalmente permitidos, deu continuidade a um significativo esforço de redução da dívida global” a qual, entre 2014 e 2019, desceu cerca de 47%, diminuindo cerca de 2 milhões de euros no ano de 2019.

“A boa saúde financeira do Município possibilitou a concretização de projetos de crucial importância para a modernização do concelho e para o reforço da competitividade do território e permitiu ainda que fossem cumpridas as obrigações com os fornecedores, efetuando os respetivos pagamentos num prazo médio de apenas 18 dias”.

Mais desenvolvimentos na edição impressa do Jornal ‘Terras do Homem’

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *