Ícone do site Terras do Homem

Reitores das universidades do Minho e Aveiro debatem futuro próximo do ensino superior

Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho (UMinho), e Paulo Jorge Ferreira, reitor da Universidade de Aveiro (UAveiro), encerram hoje, as sessões do “Partilhando IDEAS” no presente ano letivo.

‘O que esperar do nosso ensino superior num futuro próximo?’ é o mote da conversa que se irá centrar no papel que as universidades podem assumir no contexto de ensino a partir do próximo ano letivo. A sessão desta quarta-feira decorre a partir das 18h30.

A iniciativa promovida pelo Centro IDEA-UMinho arrancou em abril e juntou, ao longo de 11 sessões, docentes e estudantes em trocas de experiências acerca da educação no ensino superior.

O contexto de pandemia obrigou a uma adaptação do ensino superior e, nesse contexto, o “Partilhando IDEAS” procurou, através de uma contínua e construtiva partilha de informações, ajudar docentes e estudantes nesta fase.

“Experiências da aula virtual”, “Estruturação da avaliação à distância”, “Avaliação formativa à distância”, “Como envolver mais e melhor os estudantes nas experiências de ensino remoto” e “Qualidade e estrutura pedagógica no contexto da pandemia” foram alguns dos temas abordados nas sessões realizadas em ambiente virtual e que contabilizaram quase 2000 inscrições.

A troca de experiências entre diversos agentes de ensino, numa lógica informal, de partilha e interação, foi o tónico das sessões à distância realizadas.

Para Manuel João Costa, pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, esta iniciativa “foi essencial para colegas se poderem (re)encontrar e encontrar soluções para os desafios suscitados pela pandemia através da partilha das suas experiências”.

A sessão desta quarta-feira é, à semelhança de todas as anteriores, de acesso livre, mediante inscrição que pode ser realizada em: https://bit.ly/2Sy1qUp. Os inscritos irão receber posteriormente um link que lhes permite o acesso à sala da reunião onde acontecerá esta 12ª edição do “Partilhando IDEAS”.

Sair da versão mobile