AtualidadeMinho

Faleceu em Braga coronel Veloso Coelho figura ímpar da falcoaria portuguesa

O coronel Veloso Coelho, uma figura ímpar da falcoaria portuguesa, foi encontrado morto esta quinta-feira, na sua residência, nos arredores da cidade de Braga. Tudo indica que se tratou de morte natural e sem assistência, segundo fonte da Polícia Judiciária de Braga.

José Albano Veloso Coelho, coronel da Arma de Transmissões, reformado, tinha 74 anos, com o seu nome ligado à falcoaria portuguesa, sendo fundador da associação nacional juntamente com Nuno de Sepúlveda Velloso, Natália Correia Guedes e Alfredo Baptista Coelho.

A morte apanhou de surpresa o meio a que esteve ligado, mas “o senhor coronel Veloso Coelho será recordado pelos membros da Associação Portuguesa de Falcoaria com muita saudade”, declarou ao ‘Terras do Homem’ o presidente da instituição, Pedro Afonso.

“Falcoeiro entusiasta e dedicado, mantinha as suas aves de presa com elevadíssima paixão e atenção ao detalhe, tornando a boa prática a sua imagem de marca”, salientou o mesmo dirigente, para quem Veloso Coelho “desempenhou um importante papel na manutenção da prática da falcoaria em Portugal, tendo feito a ponte entre uma prática tradicional, imemorial e a modernidade.”, tendo sido “expoente da arte também no Norte de Portugal, onde sempre assumiu grande destaque”, acrescentou Pedro Afonso ao ‘Terras do Homem’.

O corpo foi transportado para a Casa Mortuária do Hospital Central de Braga, através da Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga, a fim de ser autopsiado, no Gabinete Médico-Legal e Forense do Cávado, para se apurar as causas do falecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *