AMARESDestaque

Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica presta auxílio às quartas-feiras em Amares

O Município de Amares relembra que o Projeto Chega Mais disponibiliza, no concelho, um serviço de Apoio à Vítima de Violência Doméstica com o objetivo de dar uma resposta de intervenção no âmbito da violência de género, integrando as componentes de combate à violência doméstica/violência no namoro e apoio às vítimas de qualquer género. O atendimento acontece todas as quartas-feiras, entre as 10h00 e as 16h00, no edifício da autarquia.

Este serviço é dinamizado numa parceria conjunta com os Municípios de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde, com o intuito de proporcionar atendimento, apoio e reencaminhamento de vítimas de violência doméstica, atuando numa lógica de trabalho em rede, por forma a dar respostas de proximidade no apoio e intervenção multidisciplinar e especializada às vítimas.

Tendo em conta as mais recentes diretrizes da Direção Geral da Saúde (DGS) e o cumprimento dos procedimentos de segurança e higiene necessários ao combate da COVID-19, o atendimento é efetuado através de agendamento prévio.

O Projeto Chega Mais é dinamizado pela SOPRO ONGD – Solidariedade e Promoção, no âmbito do cofinanciamento pelo POISE-03-4437-FSE-000186 com tutela da CIG–Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Isolamento social aumentou exposição das vítimas aos maus tratos
De acordo com o Projeto Chega Mais, a pandemia COVID-19, além de impôr o medo do contágio e dos seus efeitos sobre a saúde ou a própria vida, veio pôr em evidência um agravamento específico das condições de vida das pessoas mais vulneráveis às situações de violência doméstica. As condições de isolamento social aumentaram a exposição das vítimas aos maus tratos decorrentes de relacionamentos abusivos, trazendo ainda mais dificuldades ao acesso aos mecanismos de denúncia e procura de ajuda.

A violência doméstica deve ser, no seu entender, ser tratada como um problema social, que intensifica o seu o grau de complexidade neste período de pandemia, com consequências nas áreas social, económica, laboral e familiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *