VILA VERDE

2ª Feira de Ciência & Tecnologia inaugurada a partir da Casa do Conhecimento de Vila Verde

Decorreu ontem, com emissão online a partir da Casa do Conhecimento de Vila Verde a inauguração da 2ª Feira de Ciência & Tecnologia, a decorrer até ao dia 3 de dezembro, com um programa diversificado em palestras temáticas proferidas por convidados especialistas e em vídeos que retratam projetos desenvolvidos pelos alunos das escolas do concelho, nestas duas áreas.

Esta é uma iniciativa conjunta da Casa do Conhecimento com os Centros de Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva e do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, com a participação de todas as Escolas e Agrupamentos do concelho que pertencem à Rede de Clubes Casa do Conhecimento e com a colaboração da Rede de Casas do Conhecimento, particularmente da Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, da Casa do Conhecimento de Boticas, da Casa do Conhecimento de Montalegre e da Casa do Conhecimento de Paredes de Coura.

A sessão de abertura da 2ª Feira de C&T contou com a presença da Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Júlia Fernandes, do Coordenador da Casa do Conhecimento de Vila Verde, José Ismael Graça, do Diretor do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, Armando Machado, do Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, Alberto Rodrigues, do Diretor do Agrupamento de Escolas de Prado, Luís Martins, da Diretora Pedagógica da Escola Profissional Amar Terra Verde, Sandra Monteiro e do Diretor da Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, Professor Luís Amaral.

Sintetizando as opiniões dos diretores e da diretora a iniciativa da Feira C&T é um desafio a novas práticas pedagógicas, à conquista de “conhecimento” pela mescla de projetos e disciplinas que agrega, à elevação do patamar de qualidade do trabalho que é desenvolvido nas escolas, uma forma de incentivar os alunos, de partilhar e dar a conhecer à comunidade os projetos que se desenvolvem nas escolas e por fim, um excelente exemplo dos benefícios do trabalho em rede cujo lema se centra em “participar, trabalhar e colaborar”.

A Vereadora manifestou o seu apreço pela iniciativa, pelo trabalho em rede que a ela está subjacente, realçando “o papel da Casa do Conhecimento como o espaço de excelência para a convergência desta ação por ser um lugar onde se constrói o conhecimento”.

Na sua perspetiva, “a iniciativa potencia a descoberta de vocações e o envolvimento dos alunos em projetos de ciência e tecnologia poderá ser uma rampa de lançamento na formação de futuros cientistas”.

Destacou a importância desta Feira de C&T como projeto de cidadania, tão ilustrador daquilo que deve acontecer numa Cidade Educadora, cujo dia se comemora a 30 de novembro e que terá neste programa uma palestra específica.

O arranque desta Feira de C&T foi marcado com a palestra “SAANTI – Sistema de Alimentação de Aves Necrófagas do Tejo Internacional”, apresentada pelo biólogo Pedro Alves, cuja atividade profissional se desenvolve na Quercus – Associação de Conservação da Natureza e no Parque Natural do Tejo Internacional.

A sua apresentação centrou-se num curioso projeto em torno das aves necrófagas, realçando a importância e necessidade de proteger estas espécies e de contribuir para a sua sobrevivência, uma vez que é alvo de diferentes formas de ameaças.

É um projeto sui generis em toda as suas vertentes, com a vantagem contar com a colaboração dos produtores locais para a sua implementação.

A tarde prosseguiu com a palestra “Das necessidades energéticas aos problemas ambientais: onde estamos e para” onde caminhamos”, proferida pelos investigadores Daniela Correia e Pedro Costa, do Departamento de Física, da Escola de Ciências da Universidade do Minho.

Comunicaram ciência, em torno dos recursos energéticos existentes, da gestão que deles fazemos e da urgência na mudança de hábitos.

Em paralelo, foi apresentado o impacto ambiental da utilização de algumas fontes de energia, da importância da utilização de energias alternativas e de alguns materiais que se encontram a investigar e a desenvolver para a minimizar o impacto ambiental de alguns poluentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *