‘Projeto Rumo Ao Sucesso’ em Esposende implementa novas dinâmicas em contexto de pandemia

O Projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar Rumo ao Sucesso iniciou, no presente ano letivo 2020-21, o seu 3º ano de execução com novos projetos e dinâmicas, tendo alargado a sua ação aos alunos da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.

Apesar de todos os constrangimentos associados ao contexto pandémico, o Projeto demonstrou a sua capacidade de adaptação, continuando a sua intervenção na potenciação da melhoria da qualidade das aprendizagens e dos resultados escolares, no combate ao insucesso escolar, no envolvimento e intervenção com as famílias e comunidade escolar.

Nesta fase, procedeu-se a um rastreio de avaliação da linguagem e fala, analisou-se o impacto da tecnologia ao serviço da Educação, relembraram-se cuidados básicos de higiene e revisitou-se a canção tradicional portuguesa.

Enquadrado no subprojecto Núcleo de Intervenção com os Alunos e Famílias, no âmbito da valência de Terapia da Fala, deu-se continuidade ao estudo relativo às necessidades de intervenção nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesse sentido, foi realizado o rastreio com o instrumento RALF – Rastreio de Avaliação da Linguagem e Fala, junto dos professores titulares do 1.º ano de escolaridade que aplicaram o instrumento aos seus alunos que obtiveram autorização parental para o mesmo.

As informações obtidas estão a ser tratadas para posterior partilha com os encarregados de educação, professores titulares e direções dos agrupamentos de escolas, bem como para a definição de estratégias de intervenção neste domínio. “Com esta ação foi possível desenvolver uma colaboração de proximidade com os professores titulares, a qual se revelou muito positiva, na medida em que permitiu a partilha de conhecimentos e experiências, contribuindo para o enriquecimento profissional de todos os envolvidos”, refere o Município em comunicado.

Por sua vez, a valência de Psicologia, em parceria com o Clube de Competências Digitais, no âmbito das ações de capacitação parental e em articulação com o projeto da Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina: Escola para Pais – Gestores Educacionais realizou, no passado dia 21 de janeiro de 2021, uma sessão direcionada a pais e encarregados de educação desta Unidade Orgânica, na modalidade Livestreaming.

Nesta sessão, subordinada ao tema “A Tecnologia ao serviço da Educação”, os seus dinamizadores procuraram evidenciar o potencial do uso da tecnologia ao serviço da educação, como meio de aproximação ao universo das crianças e jovens. De forma dinâmica e interativa, alertaram, ainda, para os perigos da internet, dotando os seus participantes de estratégias, no sentido de minimizar este impacto.

Neste sentido, foram apresentadas e exploradas ferramentas diversificadas que os alunos poderão usar para potenciar o seu processo de aprendizagem. Esta sessão visou, ainda, o envolvimento das famílias no processo educativo dos seus filhos e teve uma excelente recetividade e uma apreciação muito positiva por parte dos participantes.

No âmbito do subprojeto Clubes de Motivação e Ativação de Competências, a valência de Ciências Experimentais, em parceria com ACES Cávado III Barcelos/Esposende – UCC ConvidaSaude – Saúde Escolar, Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina – Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, Agrupamentos Escolares António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio e Coordenadores PES dos Agrupamentos, deu continuidade ao projeto “Cuidados Básicos de Higiene”, iniciado no ano letivo 2019/2020.

Dado o contexto pandémico que o país atravessa, priorizou-se a temática relacionada com a correta utilização da máscara, designada “A Máscara – Porquê? E como?”, direcionada aos alunos do 5º ano. As sessões dinamizadas contaram com a participação de perto de uma centena de alunos dos dois agrupamentos. Prevê-se a continuidade das sessões em regime presencial ou num contexto de E@D.

Quanto ao subprojeto Educação pela Arte, a Oficina de Light Choir, em articulação com a disciplina de Oferta Complementar, gravou um vídeo com os alunos de uma turma de 5.º ano, da Escola Básica de Apúlia, sobre a canção tradicional portuguesa “Barqueiro”. Nesta atividade, enquadrada no Projeto Erasmus “No need for another toy, water is our essential joy”, os alunos adaptaram a letra da música, relacionando-a com a importância da água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *