DestaqueVILA VERDE

Armando Machado deixa direção do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva

O diretor do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, em Vila Verde, não se vai recandidatar àquele que seria o último mandato. Questões legais impedem a candidatura de Armando Machado, isto é, o atual diretor só poderia ser recandidato se não houvesse mais nenhuma candidatura, o que não se verifica.

São três as candidaturas apresentadas à sucessão de Armando Machado, todas de professores do Agrupamento. José Alberto Martins, Fátima Martins e Martinha Soares formalizaram a sua intenção dentro do prazo previsto. No entanto, nem todas podem chegar ao fim.

José Alberto Martins, professor de expressões artísticas e diretor de departamento, foi o primeiro a apresentar a candidatura, mas poderá ser o único a desistir. A acontecer a ‘luta’ será entre a atual coordenadora da escola de Ribeira do Neiva e a anterior diretora.

A atual coordenadora, Fátima Martins lidera um projeto de continuidade, já que, circula pelos bastidores da escola, irá contar com a maioria dos elementos da atual direção no futuro. Já Martinha Soares deverá apostar na renovação dos rostos.

A eleição está marcada para o dia 26 de abril e promete ser renhida. Serão os 19 elementos que compõem o Conselho Geral a decidir quem será a nova diretora, depois de uma comissão restrita analisar as candidaturas, os projetos e entrevistar os candidatos e emitir o respetivo parecer.

O Conselho Geral é composto por sete professores, dois funcionários, quatro elementos das Associações de Pais, três elementos camarários e três elementos da comunidade: Conceição Alves, Casa do Povo da Ribeira do Neiva e Centro Paroquial e Social da Lage.

As duas listas, caso José Alberto Martins, opte pela desistência, irão tentar convencer, individualmente, cada elemento para as virtudes da sua candidatura, sendo que são precisos 10 votos para ganhar.

Fátima Martins deverá apostar no seu recente trabalho na coordenação da Escola da Ribeira do Neiva bem como com a identificação com o projeto da atual direção como argumentos para convencer os elementos do Conselho Geral; Martinha Soares, para além de um vasto currículo académico, tem a sua experiência como diretora em Ribeira do Neiva como chamariz.

Recorde-se que, aquando da fusão das duas escolas, Moure e Ribeira do Neiva, optou-se, na altura, por ‘dar’ a direção à maior escola, isto é, a Armando Machado em detrimento de Martinha Soares.

Já depois da publicação da notícia, José Alberto Martins, como se pode ler em comentário veio confirmar que será candidato e levará a candidatura até ao final.

4 thoughts on “Armando Machado deixa direção do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva

  • José Alberto Martins

    Relativamente à noticia supracitada, fiquei estupefacto como se criam falsas informações. Eu sou o José Alberto Martins, um dos candidatos ao cargo de diretor e não vou desistir da candidatura e já agora, uma vez que se esqueceram de realçar o meu currículo, não tendo como é óbvio o mesmo destaque que os restante candidatos, informo que sou doutorado em estudos da criança pela Universidade do Minho onde também foi docente, tenho duas pós-graduações em gestão e administração escolar, sou coordenador do Departamento de Expressões, foi presidente Conselho Geral, tenho ainda uma pós-graduação em Neuropsicologia Educacional e Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar e fico por aqui. Agora pergunto qual vasto currículo dos outros candidatos?

    Resposta
  • António Jorge Almeida Alves Ferreira

    Que vergonha de notícia. Era suposto a um jornal fazer serviço público, informando com isenção e fazendo o “trabalho de casa”, procurando fontes fidedignas e, na possibilidade de existir, publicar o contraditório, como é o caso…
    Só desejo que corra tudo dentro da normalidade e que as influências que se estão a revelar não tenham qualquer impacto no resultado final.
    Assim, pelas capacidades demonstradas e pelos conhecimentos adquiridos ao longo da sua trajetória no ensino, o Candidato José Martins é o mais bem preparado para fazer um trabalho de excelência. Pela educação, Força Professor.

    Resposta
    • Fernando Alves

      Esta notícia é no mínimo tendenciosa, pois como docente conheço os três candidatos e o agrupamento. Não é por ser amigo pessoal do doutor José Alberto Martins, mas tenho a certeza que em termos académicos tem um currículo de longe muito superior aos outros e se for por aí ele já mandou. Se meterem política pelo meio então…

      Resposta
  • Frita Jerónimo

    No final desta noticia vergonhosa, onde apenas destacam 2 dos candidatos e dão o outro, erradamente, como desistente espero… profundamente… que o Professor Doutor José Alberto Martins VENÇA.
    No mínimo faziam uma noticia com um pedido de desculpa (sim, não são duas linhas) e onde referiam todas as valências, que são muitas e adequadas ao cargo, do professor visado.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *