DESPORTO

Bino avisa que Vitória não pode facilitar perante um Farense ‘aflito’

O treinador do Vitória SC, Bino Maçães, avisou hoje que a sua equipa tem de estar concentrada para vencer um Farense a lutar pela manutenção na I Liga portuguesa de futebol, em jogo da 31.ª jornada.

Embora invicta nos últimos três jogos, fruto de um triunfo e dois empates, o conjunto algarvio é 17.º classificado, em zona de despromoção, e o treinador vitoriano espera um adversário a “dar a vida” para se livrar da “situação muito complicada” em que se encontra, pelo que pediu aos seus jogadores para não facilitarem.

“É um adversário que, em casa, cria muitas dificuldades aos adversários. Vamos fazer o nosso jogo, sabendo que não podemos facilitar em nada e que entrarmos fortes pode ser importante para o que virá a seguir [durante a partida]. Estamos avisados. (…) O adversário vai obrigar-nos a estar atentos a todos os momentos do jogo”, disse, na antevisão ao desafio, agendado para as 20:30 de quinta-feira.

Para Bino Maçães, o Farense é um conjunto “muito objetivo e pragmático no seu jogo”, que procura “ganhar primeiras e segundas bolas”, possui “jogadores de qualidade” e tem o triunfo em mente para se poder “aproximar da salvação” e “ter um ‘empurrão’ para a fase final da época”.

Apesar de ter dito que “assinava por baixo” a repetição da primeira parte do embate anterior, no qual o Vitória marcou os dois golos do triunfo sobre o Moreirense, o técnico reconheceu que cada jogo tem “uma história diferente”.

Bino Maçães frisou, por isso, que os pupilos a seu cargo precisam sobretudo de acreditar que são capazes de “lutar de igual para igual com qualquer equipa”, apresentando-se em campo com “alegria”.

Invencível nos jogos ‘fora de portas’ durante a primeira volta, os vimaranenses perderam os últimos seis a jogar nessa condição, e o treinador salientou que “inverter esse ciclo” pode ser uma “motivação extra” para os seus jogadores.

“Não temos uma distinção entre jogar fora e em casa. Temos sempre a mesma ideia de jogo, mas esperemos que a equipa dê uma boa resposta e que o ‘orgulho ferido’ fora de casa dê mais concentração e foco”, referiu.

Questionado sobre o seu papel na preparação da próxima época, após ter começado a temporada 2020/21 na equipa B, no Campeonato de Portugal, e subido à principal para substituir João Henriques, Bino Maçães disse que o plano está a ser traçado, mas que o “foco” dos jogadores e até do presidente, Miguel Pinto Lisboa, está nos últimos quatro jogos do campeonato e na obtenção da qualificação europeia, objetivo que exige, no mínimo, o sexto lugar.

O Vitória SC, sexto classificado da I Liga, com 41 pontos, defronta o Farense, 17.º e penúltimo, com 27, em partida da 31.ª jornada, agendada para as 20h30 de quinta-feira, no Estádio São Luís, em Faro, com arbitragem de André Narciso, da Associação de Futebol de Setúbal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *