AtualidadeMinho

Exposição de cerâmica e têxteis para ver em Guimarães até amanhã

A exposição “Ainda há Beleza”, patente na Loja Oficina (Rua da Rainha D.ª Maria II), assinala o seu encerramento com uma visita-conversa com a artista Maria Carvalho, amanhã, às 17h00.

Patentes na Loja Oficina desde o passado mês de junho, as obras desta exposição apelam a uma visão naturalista, resgatando o sentimento e gosto pelo bucólico e pelo longínquo, vivido pelos finais do século XIX. No seu conjunto, são também compostas por elementos abstratos e fitomórficos, incluindo trabalhos com a aplicação de Bordado de Guimarães.

Ceramista e escultora, Patrícia Maria Carvalho Oranth nasceu em 1983. Filha de mãe portuguesa e pai alemão, concluiu os seus estudos na Alemanha, tendo regressado a Portugal, em 2012, para ingressar nos cursos básicos de cerâmica no Ar.Co, em Almada.

Em 2015, participou no programa residencial “international design-pool” da Vista Alegre, em Ílhavo. Em 2018, viveu três meses no norte do Japão para aprender as técnicas de cozer, a altas temperaturas, em forno a lenha. Intitulada “Ainda há Beleza”, a sua exposição na Loja Oficina pode ser visitada até ao dia 2 de outubro, gratuitamente (até ao limite da lotação do espaço), de segunda-feira a sábado, das 11h00 às 18h00.

Localizada em pleno Centro Histórico de Guimarães, a Loja Oficina é uma casa onde nascem e moram o Bordado de Guimarães e a Cantarinha dos Namorados e onde se preserva e dinamiza um vasto património local.

O artesanato é aqui fortemente representado pela arte e história que encerra a Cantarinha dos Namorados, cuja manufatura se mantém pelo menos desde o século XVI até aos dias de hoje, e por uma variedade de produtos de Bordado de Guimarães, como lenços, toalhas, guardanapos, bases de copos, sacos aromáticos, entre outras versões criativas de aplicação deste ofício tradicional vimaranense certificado desde 2010.

A Loja Oficina está igualmente associada a uma figura emblemática intimamente relacionada a Guimarães. Aqui nasceu e viveu Alberto Sampaio, um dos homens fundamentais do século XIX na cidade berço. E aqui reside a exposição “In Memoriam” em sua honra, que é também o mote para um percurso pela cidade, em busca dos sítios que, há quase dois séculos, foram cenários de acontecimentos da geografia afetiva, social e intelectual de Alberto Sampaio.

Não só pelos artigos que apoia e comercializa, mas também pelas suas exposições, a Loja Oficina seduz quem está de visita a Guimarães para aqui entrar. Assim como aos seus residentes para melhor a explorar. Desde o ano passado, abriu também as suas portas no universo digital (loja.aoficina.pt), para receber o público de todo o mundo e dar a conhecer os produtos de artesanato vimaranenses e publicações, que nos ligam ao passado e ao presente da história que se faz em Guimarães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *