AMARESDestaque

Câmara de Amares pode suspender projetos para resolver problema da água

O presidente da câmara de Amares assumiu, hoje, em reunião de executivo que não descarta suspender alguns projetos previstos para resolver o problema da água e do saneamento no concelho. Questionado pelo vereador do PS, Emanuel Magalhães, sobre o ponto de situação de alguns projetos e se o autarca ponderava abdicar de algum, Manuel Moreira, não descartou a hipótese de suspender o projeto do campo da feira e o que previa a requalificação das paragens de autocarros.

Esta decisão está dependente do valor que a empresa DST vai apresentar para realizar todo o trabalho de água e saneamento entre Lago e Rendufe. A empresa de Braga ganhou o concurso para a requalificação da estrada nacional e a autarquia vai aproveitar para colocar e requalificar as infraestruturas necessárias.

“Já tivemos uma reunião com a empresa que nos apresentou um valor que consideramos excessivo e pedimos que o refizessem”, explicou Manuel Moreira, “até porque nós tínhamos outro orçamento de uma outra empresa que era mais barato e eles ficaram de ajustar o orçamento”.

O autarca reconhece que “a água é a nossa prioridade. Por isso, não me importo de suspender alguns projetos para ter dinheiro para resolver este problema”. Esta obra contempla então as ligações subterrâneas entre Lago e Rendufe e poderá ter um custo a rondar um milhão de euros.

O protocolo elaborado pelas Estradas de Portugal já está quase finalizado, e “é igual a outros assinados com outros municípios”, esclareceu ainda o autarca.

O vereador do PS, Pedro Costa, saudou a decisão: “ao fim de cinco anos no executivo, consegui perceber qual é o vosso modelo de gestão e saúdo-o por isso”. Para o socialista, “essa sua explicação, também confirma as nossas preocupações sobre a saúde financeira do Município, mas estaremos todos aqui para fazer um esforço em resolver esse problema”.
Ainda sobre outros projetos, também previstos e questionados por Emanuel Magalhães, Manuel Moreira disse que são para avançar: “os projetos da Piscina e do Mosteiro de Bouro virão à próxima reunião para avançar com o concurso público, e o projeto da mobilidade, com exceção da parte das paragens, também é para executar”.

Ligação Cerdeirinhas – Carrazedo
Paralelamente, a autarquia vai responder a um pedido dos vereadores da oposição que era fazer as ligações entre Cerdeirinhas e o cemitério de Carrazedo. Esta obra não tem implicações com a requalificação da estrada nacional, recorde-se que a repavimentação abrange, também, a freguesia de Carrazedo, e por isso, poderá avançar em qualquer altura.

“Temos uma empresa do concelho com um orçamento mais barato do que o da DST e como a obra não afeta a nacional porque é pelas bermas, exceto nas duas travessias, podemos fazer a obra um pouco mais tarde”, revelou o autarca ao Terras do Homem, à margem da reunião.

Emanuel Magalhães mostrou o seu agrado pela posição tomada: “foi uma obra que sempre defendemos, no âmbito da requalificação da nacional, e merece o nosso apoio”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *