DESPORTODestaque

Ultra Trail da Geira/Via Nova Romana regressou com centenas de participantes

Depois de 2 anos de interregno devido à COVID-19, realizou-se, este domingo, a 13ª edição do Ultra Trail Geira / Via Nova Romana. A corrida de trail em ambiente de montanha, organizada numa parceria entre o Clube Orientação do Minho e a Confraria Trota Montes, contou, como habitualmente, com o apoio dos Município de Amares e o Município de Terras de Bouro.

Esta edição fez parte do Circuito Nacional de Ultra Trails e Trails e englobou duas provas em simultâneo: o Ultra Trail da Geira / Via Nova Romana com uma distância de cerca de 50 km e a Corrida da Geira, com uma distância de 20km.

Ricardo Sousa, a correr pela Águias de Alvelos, foi o grande vencedor do Ultra Trail da Geira, com um tempo de 04:55:53.697. Nelson Loureiro venceu a Corrida da Geira em 01:21:42.327.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no Jardim das Termas, em Caldelas, na presença do Vereador do Desporto do Município de Amares, Vítor Ribeiro, do Presidente da União de Freguesias da Caldelas, Sequeiros e Paranhos, José Almeida, do Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, e Vereadora Ana Genoveva Araújo, representantes da Cruz Vermelha de Amares, do Clube de Orientação do Minho e da Confraria Trota Montes.

A Ultra Trail Geira / Via Nova Romana teve início às 08h00 no Campo do Gerês, Terras de Bouro e foi percorrida quase integralmente em parte da via romana que ligava Bracara Augusta e a Asturica Augusta, com uma distância de cerca de 50 km. A partida decorreu no Museu da Geira, percorrendo parte do concelho de Terras de Bouro e a meta foi instalada em Caldelas, no concelho de Amares.

A Corrida da Geira teve início às 10h15, na distância de 20km, com a partida em S. Sebastião da Geira e chegada no mesmo local, em Caldelas, da Ultra Trail.

A Via Nova Romana constitui um património histórico, cultural e turístico único.

Trata-se de um trajeto de vários quilómetros que é possível percorrer, praticamente, sem obstáculos, usufruindo da magnífica paisagem envolvente que atravessa parte dos concelhos de Terras de Bouro e Amares.

As ruínas, as pedreiras ou os muitos marcos miliários da região – quantidade incomparável a outras áreas do Império Romano – são apenas alguns dos atrativos da Via Nova Romana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *