DestaqueVILA VERDE

Deputado Carlos Cação questiona ministra da Agricultura sobre canal de regadio Sabariz-Cabanelas

O deputado Carlos cação interpelou hoje, na Assembleia da República, a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, relativamente à conclusão das obras previstas no âmbito do projeto do Aproveitamento Hidroagrícola em Cabanelas, no concelho de Vila Verde.

Além de informações sobre o investimento anunciado de cerca de 8,12 milhões de euros para servir várias freguesias da zona sul do concelho, o deputado social-democrata pretende ainda saber sobre as intenções do Ministério relativamente ao antigo canal de regadio na parte norte, entre Sabariz e Soutelo.

No âmbito do Programa Nacional de Regadios, o Ministério da Agricultura promoveu a modernização da rede de rega e a estação elevatória do Aproveitamento Hidroagrícola em Cabanelas, no âmbito do qual a ministra Maria do Céu Antunes procedeu à inauguração da estação elevatória e rede de canalização.

“No entanto, o sistema continua a não funcionar e a não poder funcionar”, conforme denunciou Carlos Cação, na audição da ministra no Parlamento.

O deputado reconheceu a importância acrescida da estrutura face “aos indicadores de seca com que estamos a ser confrontados”.

O Bloco de Rega de Cabanelas compreende 327 hectares de área de intervenção, 10,4 kms de caminhos a reabilitar e 3,2 kms em rede de drenagem.

Carlos Cação questionou ainda a Ministra se estão a ser dadas condições mínimas para que a Associação de Beneficiários do Regadio do Cávado possa “assumir devidamente a gestão, exploração e conservação das infraestruturas do Aproveitamento Hidroagrícola, designadamente sendo asseguradas formação profissional e equipamento imprescindível ao normal exercício das funções exigidas à recém-formada Associação”.

Na resposta, a ministra justificou apenas o atraso na construção da sede da Associação devido a alterações no projeto de construção, num processo que envolve também a Câmara Municipal de Vila Verde, ficando adiadas as respostas sobre o canal de regadio.

Relativamente ao antigo canal de regadio na zona norte do concelho, o deputado vilaverdense lembrou que se encontra inutilizado “e em particular processo de degradação”.

Considerando que o Ministério da Agricultura já se manifestou favorável à cedência dessa estrutura a favor do Município de Vila Verde, para fins de usufruto público, Carlos cação pretende saber em que condições os serviços governamentais pretendem proceder essa cedência, “de forma a travar o contínuo e progressivo processo de degradação do canal de regadio”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *