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Projeto da Praia do Alqueirão em Terras de Bouro já está em concurso público

A Câmara de Terras de Bouro já lançou o concurso público para a intervenção na Praia do Alqueirão, na Albufeira da Caniçada. O projeto desenhado pelos técnicos municipais vai ‘revolucionar’ toda a área situada na margem esquerda da Albufeira.

Está prevista uma intervenção de requalificação da área de estacionamento, a requalificação dos acessos pedonais ao plano de água e a construção de um Apoio de Praia (AP) e de plataformas de apoio à fruição da praia.

O projeto preconiza um melhoramento geral das condições de funcionamento do parque de estacionamento público existente, com a criação de uma zona de estacionamento publico para automóveis ligeiros, integrando uma parte reservada a veículos prioritários e, na parte mais a norte, a conformação de um lugar de paragem/estacionamento temporário para autocarros de passageiros.

Parque de Estacionamento
O caminho existente será requalificado em betão colorido (poroso) que continuará num passadiço em madeira que servirá as plataformas e o acesso pedonal ao plano de água. O parque de estacionamento será reorganizado para uma gestão mais eficaz da sua capacidade. Incluirá a delimitação de uma zona de estacionamento reservado para veículos prioritários e acesso de emergência em alturas de maior congestionamento.

“Com a criação de um passadiço pedonal melhora-se o acesso a praia a partir da rampa. E o acesso alternativo à praia no lado oposto, em escada de madeira”, refere o presidente da câmara de Terras de Bouro ao ‘Terras do Homem’
Segundo Manuel Tibo, serão, ainda, “criadas pequenas plataformas suspensas, em estrutura mista e pavimento final em madeira, destinadas a espaços de apoio a atividade náutica e recreativa, substituindo as pequenas construções precárias ilegais que por Iá proliferam”.

Por último, com a criação de um AP (Apoio de Praia) estarão asseguradas as necessárias condições sanitárias aos utentes da praia e do recreio fluvial.

Pavimentos em betão poroso
O pavimento será construído em betão poroso, com a necessária rigidez e permeabilidade, sendo composto por uma camada de agregado britado, uma de brita (bago de arroz) de 2 a 5 mm e depois um pavimento obtido à base de inertes calibrados.

Este pavimento identifica as áreas pedonais e terá também um cariz identitário mais abrangente visto que irá ter continuidade ao longo da Estrada, integrando a designada ‘Rede pedonal estruturante acessível de ligação às centralidades de Rio Caldo e Vilar da Veiga’.

Na plataforma do parque de estacionamento esse novo pavimento rígido pedonal fará o remate do parque de estacionamento com o talude, continuando depois o passeio para norte, com desenvolvimento ao longo da berma da Estrada.

Na parte do remate com o talude natural existente, está salvaguardada a manutenção das árvores existentes com a criação de uma caldeira circular em cada com cerca de 100cm de diâmetro.

O atual acesso ao plano de água, em terra batida, será também requalificado em betão poroso. Tratando-se do único acesso ao plano de água, é imprescindível que seja capaz de ter rigidez suficiente para o acesso eventual de veículos prioritários, devendo por isso ter uma base rígida adequada e um sistema de drenagem sustentável, permitindo a infiltração das águas pluviais, evitando inundações ou superfícies de ensopamento.

Pavimentos em calçada de cubo de granito
Na zona norte da plataforma da estrada, está prevista uma zona (de transição) a pavimentar com calçada de cubo de granito, vocacionada para estacionamento reservado (para veículos prioritários e de funcionários), incluindo um lugar de estacionamento temporário para um autocarro de passageiros.

Será executada uma calçada à fiada de cubo de granito com 11 cm de aresta, assente em almofada de areia sobre uma caixa de fundação em agregado britado de granulometria extensa.

Passadiços em madeira
Na parte final da rampa está prevista a construção de um passadiço em madeira, que conduzirá a enseada da praia do Alqueirão e que servirá algumas plataformas também em madeira para apoio à atividade náutica balnear. Permite-se desta forma a continuidade dos veraneantes para a praia, com adequado conforto e segurança.

A ligação às plataformas adjacentes deve ser nivelada e seguir a geometria da arquitetura estabelecida.

Os passadiços serão sobrelevados e com carácter desmontável, tendo a preocupação de serem estruturas totalmente permeáveis, pouco intrusivas e capazes de conviver com a possibilidade de inundação sempre que o nível das águas da albufeira assim o determine.

O passadiço possuirá no geral uma largura de 1,50, podendo existir zonas com geometria variável, nomeadamente no seu início. Neste caso os apoios estarão cravados no solo de modo a garantirem suficiente rigidez estrutural ao conjunto e as réguas de madeira de piso serão em madeira maciça de pinho e as ligações serão metálicas em aço zincado, respeitando o estabelecido em projeto.

Plataformas em madeira
As plataformas serão construídas adjacentes a rampa e ao passadiço, 3 das quais num sistema construtivo misto que passa pela criação de pilares em betão armado assentes em estacaria e uma plataforma com estrutura metálica revestida em madeira. As restantes serão integralmente em madeira.

Serão áreas para apoio à atividade náutica e balnear preparadas para receberem pequenas instalações temporárias que possam vir a ser licenciadas pela tutela, exclusivamente para apoio sazonal as épocas balneares, garantindo organização e disciplina, substituindo as construções ilegais que se foram implantando nessa zona e que devem ser integralmente demolidas para o efeito.

A semelhança do passadiço, estas plataformas serão sobrelevadas, totalmente permeáveis e capazes de conviver com a possibilidade de inundação sempre que o nível das águas da albufeira assim o determine.

Escada em madeira
Na parte norte da praia está prevista a construção de uma escada em madeira, que conduzirá à plataforma da estrada permitindo “um acesso alternativo que já existiu anteriormente, mas que neste momento desapareceu por completo dificultando o acesso a praia nesse talude íngreme”.

A nova escada será sempre sobrelevada relativamente ao talude e executada com carácter desmontável, tendo a preocupação de serem estruturas totalmente permeáveis.

Do ponto de vista da geometria terá uma largura constante de 1,50m de largura e possuirá guarda lateral.

Apoio de Praia
O Apoio de praia será um edifício composto por um corpo de 2 pisos, um implantado à cota da Estrada e outro é cota do acesso inferior. O piso superior terá um espaço sanitário para pessoas com mobilidade condicionada e 2 espaços de apoio ao visitante e utente. No volume enterrado teremos sanitários públicos de apoio aos banhistas. A sua localização foi determinada pela preocupação de minimizar a impacto dos novos volumes na fruição daquela paisagem.

A imagem exterior do Apoio será feita por um revestimento em painel, com textura linear. De uma forma genérica, o edifício será construído com estrutura em betão armado no volume enterrado, que serve de fundação à estrutura do volume superior, depois conformado em alvenaria de tijolo vazado com 15 cm de espessura, sobre os quais será aplicado reboco e realizados os acabamentos previstos: revestimento cerâmico e pinturas.

Em termos de pavimentos serão em pavimento mosaico cerâmico pré-cortado.

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