DESPORTO

Félix da Costa perde pódio inglório na final da Fórmula E

Terminou hoje, em Seoul, Coreia do Sul, a temporada 2022 do campeonato Mundial de Fórmula E. António Félix da Costa efectuou a pole position para a corrida de hoje e esteve perto de subir ao pódio, mas um toque de um adversário atirou o Português para fora de pista, caindo para a última posição. O piloto luso ainda recuperou alguns lugares, terminando nos pontos, na 10ª posição.

Fim-de-semana de emoções para António Félix da Costa, que efectuou hoje a sua última corrida ao serviço da equipa DS Techeetah. Depois de três anos ao serviço da equipa francesa, Félix da Costa despede-se da formação que o levou ao título Mundial de Fórmula E, em 2020. Se no Sábado o Português não foi além da 9ª posição final, já hoje AFC entrou fortíssimo, carimbando a pole position para a corrida.

O piloto luso queria fechar este ciclo com um pódio e durante grande parte da corrida rodou no top 3, mas numa altura em que era 3º e quando procurou ascender à 2ª posição, Jake Dennis atirou o monolugar de Félix da Costa para fora da pista, deitando por terra as aspirações de AFC.

Dennis viria posteriormente a ser penalizado, mas a verdade é que a corrida de António Félix da Costa ficou logo ali totalmente comprometida, com o piloto de 30 anos a cair para a última posição, recuperando ainda assim até ao 10º lugar, somando um magro ponto para o campeonato e perdendo a possibilidade de terminar a época no 4º lugar.

No final da corrida, AFC referia que foi “duro perder este pódio desta forma, principalmente porque queria fechar este ciclo com um pódio. Fizemos a pole e tínhamos andamento para terminar em 2º, mas enfim, é um pouco frustrante, mas corridas são mesmo assim. Hoje é um dia muito emocional para mim, depois de três anos com a DS Techeetah. despeço-me da equipa para abraçar um novo projeto, um grande desafio que ai vem. Vivi aqui grandes momentos, em especial o título Mundial que ganhámos juntos em 2020, trabalhei com excelentes profissionais, muitos deles que se tornaram amigos. É um fim de um ciclo e estou muito grato por estes três anos, obrigado DS, obrigado a todos os engenheiros e staff da equipa e obrigado Mark Preston pela confiança. Obrigado equipa, nunca me esquecerei do que vivemos juntos e estou certo que nos encontraremos em pista já em 2023 para mais batalhas, agora como adversários. Quero ainda dar os parabéns ao Stoffel (Vandoorne) pelo título Mundial, é um justo Campeão pelo excelente trabalho que fez ao longo do ano!” anunciou, em jeito de despedida o piloto Português, que conquistou o título Mundial de pilotos em 2020.

Quanto às corridas do fim-de-semana, em Seoul, no Sábado foi Mitch Evans (Jaguar) a vencer, com Oliver Rowland (Nissan) na 2ª posição e Lucas di Grassi (Venturi) a fechar o pódio e Félix da Costa a ser 9º. Na corrida de hoje, o vencedor foi Edoardo Mortara (Venturi), com Stoffel Vandoorne (Mercedes) na 2ª posição e Jake Dennis (Andretti) no 3º lugar. Stoffel Vandoorne leva assim o título Mundial para casa, ele que venceu apenas uma corrida mas foi o mais regular, que lhe garantiu a conquista do título. No campeonato de marcas, a Mercedes vence, na frente da Venturi com a DS Techeetah a ser 3ª classificada.

Em relação ao futuro de António Félix da Costa, muitíssimo em breve, será dada a conhecer a nova equipa do piloto Português para a temporada 2023 do Mundial de Fórmula E.

Classificação do Mundial de Fórmula E:
1. Stoffel Vandoorne – 213 pontos
2. Mitch Evans – 180 pontos
3. Edoardo Mortara – 169 pontos
4. Jean Eric Vergne – 144 pontos
5. Lucas di Grassi – 126 pontos
6. Jake Dennis – 126 pontos
7. Robin Frijns – 126 pontos
8. António Félix da Costa – 122 pontos
9. Nyck de Vries – 106 pontos
10. Pascal Werhlein – 71 pontos
… 24 pilotos classificados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *