Bom Jesus aproxima-se dos números pré-pandemia com um milhão e 500 mil visitantes
Em 2022, atividade turística no Bom Jesus ficou muito próxima dos níveis pré-pandemia em algumas atividades e em outras chegou mesmo a ultrapassar os valores de 2019. Ano marcou também o regresso dos grandes eventos culturais ao Bom Jesus.
Em 2022, o Santuário do Bom Jesus do Monte recebeu mais de um milhão e 500 mil pessoas em 2022, um valor muito próximo de 2019. Segundo os dados avançados pelo gestor do Santuário do Bom Jesus para a UNESCO, Varico Pereira, o levantamento das restrições da pandemia devolveu ao Bom Jesus um fluxo de visitantes muito próximo dos valores de 2019.
“A comunidade local voltou para se reencontrar nos seus momentos de lazer, de prática religiosa, cultural e desportiva. Os escadórios, a Basílica e a mata voltaram a encher-se de gente ávida de recuperar o tempo de ‘clausura’ imposto pela pandemia”, sublinha, acrescentando que “a atividade turística, que ficou muito próxima dos níveis pré-pandemia em algumas atividades, em outras chegou mesmo a ultrapassar os valores de 2019”.
“O Santuário deu passos importantes para a implementação da visão estratégica para um espaço mais sustentável e proporcionador de uma melhor qualidade de vida da comunidade local, colaboradores e de quem o visita”, acrescenta.
As missas celebradas por grupos de peregrinos, na Basílica, mostram uma evidente maioria de estrangeiros: 1506 de origem polaca, 983 italiana, 437 brasileira e 376 estadunidenses, sendo que de Portugal foram 924.
Outro exemplo da recuperação do mercado internacional foi o aumento significativo da chegada de autocarros com cidadãos estrangeiros, assim como a utilização do elevador, com visitantes desde Alemanha, Argentina, Cabo Verde, Canadá, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Hungria, Indonésia e Inglaterra.