DestaqueVILA VERDE

Escamas de peixe dão nova vida ao calçado Namorarte

Trabalhos artesanais feitos com escamas de peixe, e inspirados nos motivos dos Lenços de Namorados, são a nova proposta de ornamentação de calçado apresentada pela Namorarte, no âmbito do desenvolvimento da parceria com a marca Namorar Portugal.

As novas decorações resultam de uma “aliança” com a artesã açoriana Sofia Afonso, que confessou o seu “encantamento com o trabalho extraordinário desenvolvido no concelho de Vila Verde com a valorização dos Lenços de Namorados”, assumindo o agradecimento pela oportunidade de se associar ao projeto.

Na apresentação das novas propostas que decorreu nas Galerias WOW, em Vila Nova de Gaia, a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, sublinhou “o belo resultado” da nova parceria, aproveitando para apontar como referência a capacidade de empreendedorismo do casal Nancy Oliveira e Rafael Dias, na gestão da Namorarte.

“As parcerias têm-se revelado fator determinante no crescimento e no desenvolvimento da marca Namorar Portugal, num processo sustentado na qualidade, na criatividade e na inovação, em que a ‘chave-mestra’ é a preservação da identidade dos tradicionais Lenços de Namorados”, afirmou Júlia Fernandes.

Nancy Oliveira apresentou a nova linha de calçado agora decorado com símbolos e cores dos Lenços desenhados através de escamas de peixe. A empresária explicou que foi na FIA-Feira Internacional de Artesanato, em Lisboa, que conheceu o trabalho de Sofia Afonso, que aceitou de pronto o desafio.

Natural de Bragança e radicada na ilha de S. Miguel, Sofia Afonso explicou que foi com entusiasmo que aderiu à nova parceria. “Já conhecia o trabalho extraordinário da mara Namorar Portugal com produtos inspirados nos Lenços de Namorados, cuja tradição conhecia da minha terra natal”, revelou, explicando os processos para colorir e construir peças com escamas de peixe, num trabalho artesanal certificado e também ligado aos casamentos.

Nancy Oliveira apresentou ainda novas sapatilhas decoradas com símbolos e as mensagens inscritas no conhecido “lenço das quatro quadras”, que a bordadeira dedicara ao “seu Manel” que viajou em barco a vapor para o Brasil. Também os famosos “sapatos da aliança” para noiva surgem com novos acessórios decorativos, mantendo a capacidade de adaptação para utilização em diferentes tipos de momentos e eventos.

Centro de Artes sobrelotado
O Centro de Artes e Cultura de Vila Verde teve um fim-de-semana com casa cheia. O concerto de apresentação do grupo de músicos vilaverdenses ‘Antíkua’ sobrelotou o espaço na noite de sexta-feira.
Luís Pinho, Rogério Braga, Rafael Vilaverde, Gonçalo Pinho e Pedro Braga formam o grupo, que está a desenvolver um conjunto de temas originais e outros adaptados, aproveitando elementos de diferentes projetos e das academias de música a funcionar no concelho.

A AMUTER – Associação dos Amigos Museu Terras de Regalados assumiu na noite de sábado o sarau de dança e poesia, mobilizando diversos movimentos associativos e de formação do concelho.

O Mês do Romance proporcionou ainda uma série de workshops que decorreram no Espaço Namorar Portugal e contaram com dezenas de participantes, para aprenderem diferentes ofícios artesanais, como a ‘construção’ de flores artificiais com materiais reutilizados, compota de licor, bonecas decorativas e fios e colares em estanho, tendo sempre como referência os motivos e as cores dos Lenços de Namorados de Vila Verde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *