NACIONAL

Alunos do secundário criam nova relação com o mar através de trabalhos artísticos distinguidos em concurso

Já são conhecidos os vencedores do concurso que desafiou professores e alunos do ensino secundário de todo o país a explorar de forma artística o lixo que o Oceano deixa na praia. Uma iniciativa da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica que ganhou forma nas mãos de 17 grupos de alunos de todo o país. Os premiados são três grupos de diferentes instituições de ensino: Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira (Ilha do Corvo), Colégio Valsassina (Lisboa), e Externato de Santa Clara (Porto).

“Como Escola Superior de Biotecnologia que produz conhecimento nas áreas da sustentabilidade e da economia circular, temos uma preocupação acrescida quando vemos que ainda há muito a fazer para preservar os Oceanos,” refere Ana Maria Gomes, docente e diretora adjunta da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. “No Dia Nacional do Mar lançamos o desafio aos estudantes do secundário para recolheram e trabalharem com o lixo que chega às praias e os resultados foram extraordinários,” acrescenta.

O concurso envolveu a recolha de lixo transportado pelas águas e a transformação desses recursos em manifesto artístico lato sensu (os estudantes optaram sobretudo pela montagem escultural). Entre os grupos vencedores estão o Grupo Corvimar, da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira (Ilha do Corvo), com o trabalho ‘Caravela-Portuguesa; o grupo Os Pegadas’, do Colégio Valsassina (Lisboa), com o trabalho ‘Stop Now!’ e o Grupo AquaArt, do Externato (Santa Clara do Porto), com o trabalho ‘Arte e Alma’.

As menções honrosas foram atribuídas ao Grupo Lix(a)rte, da Escola Secundária Dr. Serafim Leite (S. João da Madeira) com o trabalho ‘O gémeo de WALL-E’; ao grupo BrigadaECO, do Externato de Santa Clara (Porto), com o trabalho ‘Um ‘Bonfim’ para o Lixo’ e ao grupo O Outro Lado do Plástico, do Externato de São José (Lisboa), com o trabalho ‘Save the Sea’.

Este concurso permitiu aliar a criatividade artística ao conhecimento científico e fomentar a cooperação e ligação ao mundo real. Contribui ainda para elevar a literacia sobre os oceanos e, ao mesmo tempo, empoderar a juventude face a problemas que tendem a ser vistos como esmagadores.

O concurso ‘Em Defesa dos Oceanos’ foi lançado no dia em que se comemora o Dia Nacional do Mar, a 16 de novembro e no total foram 17 os grupos que participaram no concurso optando sobretudo pela montagem escultural. No final foram escolhidos 3 grupos vencedores que irão receber 150€ a distribuir pelos vários membros do grupo e atribuídas 3 menções honrosas no valor de 50€ cada. A iniciativa foi realizada no âmbito do projeto BLUE DESIGN ALLIANCE, financiado pelos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021-2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *