CURIOSIDADES

Erro perigoso que os pais devem evitar na hora de deitar os miúdos

Quando as noites estão mais frias, todos os pais ficam com vontade de embrulhar os miúdos em roupas e cobertores quentinhos, mas algumas peças são perigosas. Mais especificamente, segundo uma especialista – citado no Mirror – os bebés não devem usar artigos de vestuário com capuz enquanto dormem, e também advertiu contra toucas, gorros, chapéus e fitas.

O alerta inicial foi disponibilizado no Facebook. Foi lá que a CPR Kids – organização australiana de serviços de primeiros socorros para bebés e crianças – explicou que manter o rosto e a cabeça dos mais novos descoberta é capaz de reduzir o risco de Síndrome de Morte Súbita do Lactente (SMSL).

Já Bec Thornton, médica e diretora nacional de promoção da saúde da Red Nose, no Reino Unido, explica que isto reduz o risco de “asfixia devido a coberturas para a cabeça que escorregam sobre o rosto do bebé”. Além disso, este tipo de peças é capaz de provocar um sobreaquecimento, uma vez que as crianças – nos primeiros anos de vida – regulam a sua temperatura corporal através da cabeça e do rosto.

Investigações já “relacionaram os riscos de SMSL com o sobreaquecimento”, algo que em algumas situações resulta do “aquecimento do quarto, temperatura corporal elevada e excesso de vestuário ou roupa de cama”, refere a especialista.

Caso não saiba, a Síndrome de Morte Súbita do Lactente é “a morte repentina e sem explicação de um bebé, geralmente, durante o sono, no seu primeiro ano de vida”, segundo o Serviço Nacional de Saúde. É comum e “constitui uma das principais causas de morte no primeiro ano de vida nos países desenvolvidos, excluindo o período de recém-nascido”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *